O que significam as cores dos passaportes pelo mundo

Passaporte brasileiro não é azul aleatoriamente 

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Cores de passaportes não são escolhidas aleatoriamente, mas sim de acordo com parâmetros definidos internacionalmente pela Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO, na sigla em inglês). Cada coloração indica posições geopolíticas e é aplicada como forma de identificação internacional.

Confira, a seguir, o que significa cada uma delas:

1. Azul

Não perca a oportunidade!

A tonalidade do passaporte brasileiro foi escolhida pelo bloco econômico do qual faz parte, o Mercosul. A Comunidade do Caribe, CARICOM, que integra países da América Central, também adota o azul como cor oficial de seu documento de viagem.

Já os Estados Unidos, que usava passaporte verde até 1976, passou a adotar a cor azul para assemelhar-se à cor de sua bandeira.

2. Vermelho

Continua depois da publicidade

Durante a Guerra Fria, a cor vermelha era usada por cidadãos de nações comunistas. Até hoje, ela se mantém em países cujo passado ou presente tem influência socialista, como Rússia, China e Bulgária.

3. Vinho

Uma tonalidade mais escura do vermelho indica países que fazem parte da União Europeia – ou pretendem fazer, como a Turquia.

4. Verde

O tom é adotado por países predominantemente islâmicos, cujo profeta Maomé teria como cor favorita, de acordo com o Corão.

A Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental também usa a cor em seus passaportes. Isso inclui países como Gana e Costa do Marfim.

Continua depois da publicidade

5. Preto

Nos Estados Unidos, a cor preta é usada por quem tem benefícios diplomáticos, mas há alguns países que a adotam para os cidadãos comuns, caso do México, Congo, Botsuana e Angola, por exemplo.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney