Publicidade
SÃO PAULO – A Black Friday acontece nesta sexta-feira, 25, e muitos consumidores estão ansiosos pelos descontos que a data oferece. Pensando nisso a FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), tem algumas dicas para que você não se empolgue e saia no prejuízo durante o evento.
Segundo dados da Ebit, empresa que certifica as melhores lojas online pela qualidade do serviço, o faturamento da data pode chegar algo em torno de R$ 2,1 bilhões, um aumento de 30% em relação ao ano passado, quando as vendas alcançaram R$ 1,6 bilhão.
Para efetuar as compras é essencial que o consumidor esteja atento a algumas coisas e o presidente do Conselho de Comércio Eletrônico da entidade, Pedro Guasti elencou as principais questões que você deve prestar atenção para aproveitar a Black Friday.
Masterclass Gratuita
Rota Liberdade Financeira
Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
1. O consumidor deve conferir os preços sugeridos e verificar se o desconto está de acordo com o anunciado;
2. Certifique-se de que a loja online que você pensa em comprar algum produto tenha referências positivas, selos de certificação e boa reputação no mercado. “Uma vez que a loja já foi avaliada por outros consumidores, fica mais fácil identificar se há riscos de ter problemas no processo de compra do produto”, explica Guasti.
3. Ao pagar utilize sempre o cartão de crédito, e busque pelos sites que ofereçam facilitadores de pagamentos que são empresas que dão até 14 dias para suspender a transferência financeira para as lojas caso o cliente não tenha recebido o produto ou se eventualmente seja entregue com algum defeito. Evite boletos bancários;
Continua depois da publicidade
4. Fique atento aos produtos que têm sortimento restrito: “O consumidor após pesquisar e escolher a melhor oferta deve ficar atento ao limite de estoque e garantir a compra nas primeiras horas do dia, caso contrário, corre o risco de perder a promoção”, explica Guasti.
A pesquisa da Ebit indica que das aquisições esperadas na Black Friday, 44% devem ser feitas com o intuito de antecipar as compras para o Natal.