“O Agente Secreto” é listado entre os 10 melhores filmes do ano pelo New York Times

Confirmando sua força na corrida pelo Oscar 2026, o longa brasileiro conquistou mais dois prêmios internacionais nesta semana

Estadão Conteúdo

Wagner Moura em "O Agente Secreto", filme de Kleber Mendonça Filho. (Foto: Divulgação)
Wagner Moura em "O Agente Secreto", filme de Kleber Mendonça Filho. (Foto: Divulgação)

Publicidade

“O Agente Secreto” continua colhendo frutos no circuito internacional. O filme de Kleber Mendonça Filho foi listado em 8º lugar entre os 10 melhores filmes de 2025 na tradicional lista do The New York Times, descrito como “uma mistura de humores e tons ornamentada com toques surrealistas” e “ao mesmo tempo uma cápsula do tempo política e assustadoramente atual”.

A menção no ranking acompanha o crescente reconhecimento do longa no exterior, desde sua estreia no Festival de Cannes, em maio, onde conquistou os prêmios de melhor ator e melhor direção, para Wagner Moura e Mendonça Filho, respectivamente.

Confirmando sua força na corrida pelo Oscar 2026, o longa brasileiro conquistou mais dois prêmios internacionais nesta semana: foi eleito melhor filme internacional pela associação de críticos de Nova York, o New York Film Critics Circle, que também premiou Wagner Moura como melhor ator.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

As indicações oficiais ao Oscar serão reveladas em 22 de janeiro, e a cerimônia acontece em 15 de março. O próximo passo é a divulgação da pré-lista da categoria de melhor filme internacional, na qual “O Agente Secreto” deve figurar, em 16 de dezembro.

Também aparecem na lista do New York Times outros favoritos da temporada, como “Uma Batalha Após a Outra”, do americano Paul Thomas Anderson, e “Foi Apenas um Acidente”, do iraniano Jafar Panahi. Confira o ranking completo: