Publicidade
SÃO PAULO – O número de ataques na internet registrou uma expansão em 2007, de acordo com o Relatório de Ameaças da Trend Micro, empresa de software e serviço antivírus.
No ano passado, a botnet NUWAR apresentou um grande crescimento. Segundo o relatório, esse storm está prestando serviços para hackers e alugando sua capacidade de envio de mensagens para spammers.
Além disso, o levantamento faz um alerta sobre as novas ameaças, que não se limitam mais aos computadores, mas também aos equipamentos móveis. Os dispositivos com conexão sem fio, Wi-Fi e Bluetooth se tornaram alvos de vazamento de dados e portadores de infecções.
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro
Previsões para 2008
A empresa também elaborou um outro relatório com as previsões para este ano, que não são animadoras. Em 2008, será confuso distinguir a reputação de sites em relação à segurança.
Segundo a Trend Micro, os códigos usados em sistemas operacionais e as vulnerabilidades de aplicativos continuarão sendo atacados, com o objetivo de inserir códigos maliciosos que podem ser explorados para roubar informações pessoais e confidenciais.
As páginas de bancos, relacionamento social, jogos on-line e de comércio eletrônico continuarão sendo as mais visadas pelos criminosos virtuais. Além disso, os e-mails e mensagens instantâneas continuarão servindo de alvos para ameaças como spam.
Continua depois da publicidade
Os ataques a celulares e pen-drives também deve aumentar este ano, devido à capacidade de armazenamento, processamento e conexão sem fio desses aparelhos. Os pontos de acesso público, como hotéis, aeroportos, livrarias e lanchonetes serão cada vez mais usados para distribuição dos ataques maliciosos.