Número de voos atrasados sobe para 20,8% em dezembro de 2010

Frente a dezembro de 2009, quando 18,2% dos voos atrasaram, houve uma alta de 2,5 pontos percentuais no índice

Publicidade

SÃO PAULO – O número de atrasos nos aeroportos brasileiros cresceu em dezembro de 2010. Ao todo, 20,8% dos voos partiram com mais de 30 minutos após o horário previsto.

De acordo com levantamento realizado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), frente a dezembro de 2009, quando 18,2% dos voos atrasaram, houve uma alta de 2,5 pontos percentuais no índice.

Em relação aos cancelamentos, também houve leve alta de 0,27 p.p., já quem em dezembro do ano passado o índice foi de 5,56% e, em 2009, de 5,29%.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No último mês do ano passado, os aeroportos brasileiros receberam 13,2 milhões de embarques e desembarques, enquanto, no mesmo mês de 2009, esse número foi de 11,2 milhões.

Plano de contingência
Segundo a fiscalização feita pela Anac, nos 11 aeroportos de todas as regiões onde ocorreu a operação de fim de ano, os planos de contigência apresentados pelas companhias aéreas foram seguidos, com a utilização de aeronaves reserva para a reacomodação de passageiros, a ocupação de todas as posições de check-in em horários de pico, entre outros.

Quando houve atrasos, cancelamentos e preterição, a companhia aérea que não deu assistência ao passageiro ou descumpriu qualquer regulamento da aviação civil, diz a Anac, foi autuada.