Publicidade
SÃO PAULO – O número de usuários de telefonia móvel no Brasil aumentou em 811 mil pessoas no mês de fevereiro, atingindo um total de 67,413 milhões de celulares em atividade, de acordo com balanço mensal divulgado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Em relação a fevereiro do ano passado, a quantidade de aparelhos em uso cresceu 40,83%, com a chegada de quase 20 milhões de novos usuários. No segundo mês de 2004, aproximadamente 47,865 milhões de pessoas utilizavam celulares.
Pré-pagos são grande maioria
Com a ampliação do número de usuários, a densidade brasileira de acessos por habitantes também subiu em fevereiro, passando de 36,16 em janeiro, para 37,46 celulares para cada grupo de 100 habitantes. Um ano atrás, esta parcela era de apenas 26,72.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
Segundo o relatório da Anatel, os planos pré-pagos continuam com a grande maioria do mercado de telefonia móvel, representando 80,33% do total de celulares em atividade no País, patamar muito próximo ao verificado um mês antes, e acima dos 77,38% verificados em fevereiro de 2004.
Já os planos pós-pagos responderam por 19,67% do segmento em fevereiro, contra 19,57% alcançados em janeiro. Em 2004, esta divisão era menos desfavorável para os pós-pagos, então utilizados por 22,62% dos usuários.
GSM confirma liderança
A tecnologia GSM (Global Standard Mobile), que em janeiro havia ultrapassado pela primeira vez a TDMA (Time Division Multiple Access) na preferência dos usuários, ampliou sua vantagem no mês de fevereiro, quando solidificou a liderança de mercado com 24,841 milhões de aparelhos em uso.
Utilizado pelas operadoras TIM, Claro e Oi, o sistema GSM agora conta com 36,85% do mercado. Para efeito de comparação, um ano atrás esta parcela era de apenas 17,17%. Vale destacar que recentemente as empresas Telemig Celular, Amazônia Celular e BrT Celular passaram a adotar esta tecnologia.
O sistema TDMA, por sua vez, viu sua participação de mercado cair de 22,873 milhões de usuários, em janeiro, para 22,469 milhões em fevereiro, o que equivale a 33,33% do total de aparelhos em uso no segundo mês do ano.
Opção de algumas operadoras da Claro, TIM e Vivo, a tecnologia TDMA é considerada obsoleta por muitos especialistas no segmento de telefonia móvel, e a tendência é a sua descontinuidade a partir dos próximos anos. Seu declínio, entretanto, se mantém em ritmo lento, devido ao baixo custo da operação.
Em situação oposta, o sistema GSM é visto como a evolução do TDMA, por permitir a troca de dados do usuário entre telefones através do Sim Card, cartão com chip removível de armazenamento de informações, além de possibilitar acesso mais rápido a serviços WAP e internet.
Uma outra tecnologia com forte presença no Brasil é a CDMA, adotada por boa parte das operadoras da Vivo. Com uma base de 19,839 usuários, ela aparece como a terceira maior no País, representando 29,43% do mercado.