Número de fraudes com cheques no Brasil cai 44,44% em 2011

Dados da TeleCheque mostra que no ano passado o índice de cheques fraudados foi de 0,10, frente aos 0,18% em 2010

Viviam Klanfer Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – O número de fraudes com cheques no Brasil caiu 44,44% em 2011, frente aos dados observados em 2010, segundo dados divulgados nesta terça-feira (14) pela TeleCheque.

No ano passado, o índice de cheques fraudados no País foi de 0,10% do total de cheques emitidos. Um ano antes, esse índice foi de 0,18%. Entre dezembro de 2011 e o mesmo mês de 2010 também foi observada queda no número de fraudes.

Atenção no comércio
No último mês do ano passado, o índice de cheques fraudados foi de 0,11%, contra um índice de 0,12% registrado no mesmo período de 2010. Para o presidente da TeleCheque, José Antônio Praxedes, os bons números refletem a maior atenção dada pelos varejistas na verificação dos documentos na hora de receber um cheque.

Continua depois da publicidade

Praxedes ainda lembra que a TeleCheque já utiliza um serviço de confirmação da autenticidade da carteira de identidade. “Contamos com o serviço da Teledocumentos, que é uma empresa especializada na prevenção à fraude de documentos de identificação. É uma ferramenta que tem contribuído bastante para o nosso trabalho”.

Novas regras do BC
A queda no número de cheques fraudados também repercute as novas regras para uso do cheque, divulgadas pelo Banco Central em 2011, acredita Praxedes. “As novas regras dificultam a vida de quem tenta fraudar o instrumento de crédito cheque, já que as medidas implementadas visam moralizar e proteger este meio de pagamento”, diz.

Por fim, a TeleCheque recomenda que o consumidor tenha cautela na hora de preencher o cheque, evitando rasuras, manchas ou borrões. O comércio também deve treinar seus funcionários para que estes possam receber adequadamente o cheque. Esse é um importante procedimento que deve ser feito com cuidado para evitar os transtornos e prejuízos causados pelas fraudes.