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SÃO PAULO – Nos últimos anos, a maioria das varejistas apostou na oferta de cartões de marca própria como forma de aumentar o grau de fidelização dos seus clientes. O esforço parece ter dado certo, tanto é, que segundo estudo da consultoria Partner o volume de cartões emitido por varejistas teria crescido 60% nos últimos três anos.
Para se ter uma idéia, varejistas como a Riachuelo e Pernambucanas, pioneiras no lançamento destes cartões, já contam com, respectivamente, oito e três milhões de cartões emitidos.
Segmento movimenta R$ 15 bilhões por ano
Também conhecidos como private labels os cartões lançados pelas varejistas nada mais são do que um relançamento dos antigos carnês oferecidos pelas varejistas aos clientes mais fiéis. O estudo da Partner também constatou que o número de cartões emitidos por varejistas já chega a 54 milhões, superando os 46 milhões de cartões emitidos pelas bandeiras tradicionais, como Visa e Credicard.
Planejamento financeiro
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No total os cartões das varejistas já são responsáveis por um movimento de cerca R$ 15 bilhões ao ano. Segundo estimativas do diretor da Partner, Álvaro Musa, a expectativa é que este número suba para R$ 20 bilhões até 2006.
O grande sucesso destes cartões se deve ao fato de que, ao lançar cartões próprios, a varejista consegue ter um maior entendimento da sua base de clientes, pois passa a ter controle direto do banco de dados, o que lhe permite elaborar campanhas de marketing mais direcionadas e eficientes para este público.
Outro fator que contribui para a expansão dos cartões de varejistas é a maior fidelização do cliente, que acaba preferindo comprar onde sabe que já possui um crédito aprovado, mesmo que o preço não seja o menor. Finalmente, existe o aspecto financeiro, pois a venda de produtos bancários por varejistas representa uma parcela crescente das receitas. Para se ter uma idéia, uma operadora de cartão de crédito cobra da varejista algo em torno de 0,5% a 1,5%
das vendas com cartão, dinheiro que com o cartão próprio acaba sendo economizado.
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Diversificando as receitas
A distribuição de produtos financeiros nas redes de grandes varejistas não é novidade nem mesmo no Brasil, a novidade fica por conta do fato de que cada vez mais as varejistas estão querendo se especializar neste segmento, pois perceberam o potencial de receitas. Tanto é que o Carrefour já entrou com pedido junto ao Banco Central para criar um banco próprio.
De acordo com o diretor de marketing da varejista francesa, Eric Cohen, trata-se de uma decorrência natural do sucesso da venda de produtos financeiros, dentre os quais os cartões próprios, pela rede.
Buscando consolidar sua presença no mercado, a rede francesa não aceita o pagamento com cartões de outras bandeiras como Mastercard e Visa e o consumidor que quiser comprar a prazo no Carrefour terá que usar o cartão da própria rede. O resultado do esforço é que a rede já emitiu quatro milhões de cartões próprios e agora pretende financiar com recursos próprios estas operações de forma a não ter mais que pagar para intermediários.
Outra varejista que investiu pesado no segmento foi a rede de farmácias Drogão. Segundo o diretor de marketing da rede que conta com 45 farmácias, Nelson de Paula, a rede já movimenta R$ 12 milhões por ano com os cartões próprios, o que responde por 10% do faturamento da rede.