Novo vírus se espalha pelo Facebook; confira se você foi infectado

Quando o usuário clica no vídeo para saber o que é, ele abre espaço no computador para que um programa publique mensagens em seu nome e marque amigos para que também sejam contaminados

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Um novo vírus está se espalhando pelo Facebook e já atingiu milhares de usuários da rede social, mostra o Estadão. No caso, ele consiste em marcas várias pessoas em um vídeo que, a princípio, parece interessante – um golpe que já é usado há bastante tempo.

Quando o usuário clica no vídeo para saber o que é, ele abre espaço no computador para que um programa publique mensagens em seu nome e marque amigos para que também sejam contaminados.

Mas você pode prevenir-se da contaminação de maneira muito simples: basta não clicar no vírus! Para prevenir-se de qualquer outro tipo de vírus, suspeite de qualquer postagem estranha em que você foi marcado ou que foi compartilhado por seus amigos.

Continua depois da publicidade

Cliquei no link, e agora?
Verifique, primeiro, se algum aplicativo está autorizado a publicar em seu perfil do Facebook. Alguns dos malwares se espalham pelas redes sem o consentimento do usuário, que na maioria das vezes autoriza algum aplicativo a ter acesso a sua conta.

Para isso, vá até as configurações do Facebook, selecione a opção aplicativos e exclua todos os que estão listados e você não se lembra de ter autorizado.

O segundo passo é confirmar se o vírus afetou o seu navegador:

Continua depois da publicidade

– Se você utiliza o Google Chrome, clique no botão menu e vá até a opção “Configurações”; nela, clique em “extensões”, verifique se existe alguma suspeita e exclua as existentes.

– Se você utiliza o Internet Explorer, selecione a opção ferramentas no navegador e vá até “gerenciar complementos”; depois, na aba “barras de ferramentas e extensões” selecione as extensões suspeitas e desabilite-as.

– Se você utiliza o Firefox, vá até o menu principal, escolha a opção “complementos” e depois remova qualquer extensão que não seja confiável.

Continua depois da publicidade

Além disso, se acha que pode ser infectado futuramente, mudar sua senha do Facebook constantemente também garante maior segurança a sua conta e perfil.