Novo vírus rouba credenciais do Uber de usuários Android

Malware coloca milhões de usuários do app em risco, de acordo com empresa de segurança 

Paula Zogbi

Taxa de espera da Uber começa a valer no Brasil todo
Taxa de espera da Uber começa a valer no Brasil todo

Publicidade

SÃO PAULO – Um novo malware para dispositivos Android tem colocado milhões de usuários Uber em risco, de acordo com a empresa de segurança Symantec. Uma pesquisa da empresa detalha como o vírus, do tipo Fakeapp, se esconde atrás de páginas legítimas do serviço de transporte para roubar dados dos usuários.

Embora seja um app falso, o vírus usa usa links mascarados dentro do aplicativo Uber e, para isso, inicia a atividade de solicitação de corrida do Uber verdadeiro, mostrando assim a localização correta do usuário.

“O malware usa um URI (identificador uniforme de recurso) de link profundo do aplicativo legítimo que inicia a atividade Ride Request (solicitar viagem) do aplicativo, com a localização atual da vítima como ponto de partida”, explica a Symantec. Em um dado momento, ele solicita que a pessoa insira ID e senha Uber, intercepta essas informações e envia para um servidor remoto.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

Para se proteger desse tipo de malware, o usuário deve sempre baixar aplicativos de fontes confiáveis – neste caso, a Google Play não disponibiliza download para esse Fakeapp. Também é importante manter o software sempre atualizado, já que as fabricantes tendem a fazer correções de segurança quando descobrem um novo malware.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney