Novo golpe do WhatsApp finge oferecer função inédita de espionagem dos contatos

"Whats Espião" induz o usuário a compartilhar um link e fazer o download

Publicidade

SÃO PAULO – Um novo golpe no WhatsApp já afetou mais de 100 mil usuários, foi descoberto pela empresa de segurança PSafe. O ataque engana usuários fingindo ser possível mostrar com quem os respectivos contatos estão conversando naquele instante e o que estão falando no aplicativo.

Essa função não existe e os usuários afetados acessaram um link que aparece na tela, que vem sendo compartilhado no próprio app. E quando os prejuízos começam: ao clicar no link seu número é cadastrado em um serviço pago de SMS e seus dados pessoais podem ficar vulneráveis, além de outros possíveis prejuízos financeiros.

De acordo com a PSafe, para ativar o recurso, o falso comunicado pede para compartilhar o link com dez amigos ou grupos e depois fazer o download do app com a função “WhatsEspião”.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

Para evitar o golpe, a empresa aconselha o usuário sempre ter um antivírus instalado no celular que bloqueia essas páginas falsas que abrem ao clicar no link. E além disso, a sugestão é manter o sistema operacional sempre atualizado, só fazer o download de apps em lojas oficiais e desconfiar de links que chegam por mensagens.

A assessoria do WhatsApp afirmou não poder comentar o caso, mas que não usa “aplicativo para enviar mensagens para seus usuários e trabalha cuidadosamente para reduzir as mensagens indesejadas que chegam por meio de seu sistema”.

O WhatsApp recomenda bloquear o remetente, desconsiderar a mensagem e apagá-la. E para evitar mais danos, nunca compartilhe esse tipo de mensagem suspeita oferecendo serviços inéditos.

Continua depois da publicidade

Confira como a mensagem aparece:

Golpe no Whatsapp

Giovanna Sutto

Responsável pelas estratégias de distribuição de conteúdo no site. Jornalista com 7 anos de experiência em diversas coberturas como finanças pessoais, meios de pagamentos, economia e carreira.