Privacidade

Novo computador da HP tem “tampa” para webcam; entenda por que você deveria se importar

Especialistas em tecnologia alertam: cubra sempre a sua câmera 

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – O novo Elitebook da HP é mais um lembrete de que as pessoas devem, cada vez mais, se preocupar com privacidade online. O notebook vem com uma “tampa” acoplada para o usuário cobrir sua webcam quando não estiver em uso – e essa foi a função mais comentada do lançamento.

Trata-se do primeiro lançamento da HP com esse tipo de funcionalidade. Outras marcas, como a Lenovo, já aplicam a cobertura “oficial” em produtos há algum tempo – e isso demonstra que as fabricantes e os consumidores estão cada vez mais cientes dos perigos do vazamento de imagens online. 

Recorrentemente, o assunto volta à tona. Em 2016, Merk Zuckerberg foi “flagrado” com um adesivo escondendo a câmera do computador que usa para trabalhar na sede do Facebook. A imagem foi amplamente retuitada justamente por conta deste detalhe.

Mais comum do que se imagina, a atividade de invadir câmeras e microfones de computadores de desconhecidos não é apenas uma forma de espionagem como também diversão de hackers com conhecimentos avançados ao redor do mundo.
Sites como o shodan.io demonstram, por meio de buscas simples, quaisquer dispositivos – não necessariamente computadores – que possuam vulnerabilidades e possam ser hackeados.

O resultado desse tipo de “piada” pode ser encontrado em pesquisas no YouTube por termos como “IP Cam Troll”, tag usada por hackers que publicam alguns dos resultados de suas invasões.

Cobrir a câmera e o microfone é só mais uma forma de garantir um pouco mais de segurança – principalmente quando o computador é usado em redes públicas com senhas conhecidas por usuários ameaçadores em potencial.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP.