Nova classe média brasileira tem peso relevante no mercado de TV paga

Dos 11 milhões de brasileiros que assinam TV paga, 5 milhões pertencem à nova classe média brasileira

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SÃO PAULO – Dos 11 milhões de brasileiros que têm TV paga, 5 milhões pertencem à nova classe média brasileira. Entre todos os indivíduos que pertencem à classe C, 24% são assinantes deste tipo de serviço. 

Os dados estão de acordo com um levantamento realizado pelo Data Popular, para a Abta (Associação Brasileira de TV por Assinatura), divulgado nesta quinta-feira (10). 

Participações
De acordo com o estudo, de todos os indivíduos da classe A, 75% possuem TV paga, percentual que cai para 56% entre os da classe C. Entre os que pertencem às classes D e E, 10% e 4%, respectivamente, são assinantes de serviços de TV. 

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Em relação ao futuro, os indivíduos da classe C são os que mais estão dispostos a adquirir a TV por assinatura nos próximos 12 meses. Quando questionados se pretendem ter TV por assinatura em um horizonte de 1 ano, 13% dos que fazem parte da classe C responderam que sim. 

Na classe B, a situação é bem parecida, com 12% de seus integrantes interessados em obter a TV por assinatura em um ano. Dos que fazem parte das classes A, D e E, 5%, 8% e 5% pretendem entrar para o grupo dos que possuem TV por assinatura. 

Como assistem os filmes
Uma análise mais detalhada constatou que as classes A e B são as que mais apreciam assistir filmes estrangeiros. Neste sentido, 71% dos que pertencem às classes AB responderam ter essa preferência. A porcentagem é inferior entre os indivíduos das classes C (58%) e DE (51%). 

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Em relação às legendas, 40% da classe AB prefere filmes legendados para o português. Na classe C, apenas 15% buscam esse tipo de filmes, e, na classe DE, a porcentagem chega a 7%. O que a classe DE realmente parece gostar é dos filmes dublados: 80% dos indivíduos desse estrato social afirmaram ser essa sua preferência. 

Quando o assunto são os serviços pré e pós-pagos de celular, o cenário é o seguinte: 49,1% do mercado pós-pago é comandado pela classe C, sendo que a classe AB fica com 40,3% desse mercado e a classe DE, com 10,6%. No mercado pré-pago, 56,2% são da classe C, enquanto a classe AB fica com 13,3% e a classe DE, com 30,5%.