Nova bateria promete deixar smartphones ligados por 5 dias com uma carga

Bateria é feita de lítio-enxofre e também pode aumentar a autonomia de carros elétricos

Giovanna Sutto

(Pixabay)

Publicidade

SÃO PAULO – Um grupo de cientistas da Universidade Monash, na Austrália, está desenvolvendo um novo tipo de bateria, que promete melhorar significativamente a capacidade de armazenamento de energia. Como resultado, smartphones poderiam ficar ligados por até cinco dias ou, ainda, carros elétricos poderiam percorrer mil quilômetros – ambos com uma única carga.

Hoje, a duração da bateria é um dos maiores desafios das fabricantes de smartphones, que precisam pensar ano após ano em melhorias nessa categoria para agradar os consumidores.

No mundo automobilístico, a autonomia da bateria para os carros elétricos também é um dos principais obstáculos das montadoras que precisam adaptar a infraestrutura das cidades para colocar pontos de carregamento.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Por exemplo, no ano passado, o veículo elétrico com a maior autonomia foi o Tesla Model S Long, que consegue fazer 600 quilômetros após um ciclo de carregamento, de acordo com testes realizados com o novo protocolo chamado WLPT (Worldwide Harmonized Light Veihcle Test Procedure). Uma “super bateria” como a proposta pelos cientistas se ajusta bem às necessidades atuais.

Essa nova bateria é feita de lítio-enxofre e tem performance quatro vezes superior a qualquer tecnologia existente hoje, segundo os pesquisadores.

Mahdokht Shaibani, que faz parte do Departamento de Engenharia Mecânica e Aeroespacial da Universidade Monash e líder do estudo, afirma que ela tem performance superior e gera menos impacto ambiental que as atuais de íon-lítio.

Continua depois da publicidade

Os criadores abriram pedido de patente e protótipos já foram produzidos no Instituto Fraunhofer, na Alemanha. Mais testes serão realizados na Austrália, neste começo de ano. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista “Science Advances” neste fim de semana.

Ainda não está disponível para o público, mas algumas fabricantes da China e Europa já se interessaram pelo produto, segundo o artigo.

Invista seu dinheiro para realizar seus maiores sonhos. Abra uma conta na XP – é de graça. 

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.