Publicidade
SÃO PAULO – Novas versões do worm Downadup estão danificando redes corporativas, estações Windows e servidores. Essa ameaça também é conhecida como Conficker.
Segundo a F-Secure, o Downadup faz parte de uma grande família de worms de rede, e são difíceis de remover, principalmente no caso de infecção interna dentro de uma rede corporativa.
Evitando problemas
Para evitar a infecção de uma rede com essa ameaça, deve-se verificar se o antivírus está atualizado e se as senhas de domínio de usuários são fortes. Também é importante desliga o Autorun e o Autoplay para cartões USB.
Planner InfoMoney
Mantenha suas finanças sob controle neste ano
Mas se a rede já foi infectada, é preciso verificar as instruções para desinfecção no website do fornecedor do sistema antivírus. A desinfecção é complexa e pode exigir que partes do sistema sejam desligadas. Nesse caso, também é importante restringir o uso de cartão USB.
Esse worm se aproveita de falhas já corrigidas no Windows Server Service, adivinhando senhas de rede e infectando cartões USB. Um dos problemas gerados inclui o bloqueio de contas de usuários.