A ‘creator economy’, ou economia dos influenciadores, tornou-se um dos ecossistemas mais promissores do mundo digital, com projeções de movimentar US$ 480 bilhões até 2027, segundo o Goldman Sachs. Nesse cenário, a Norte Media, fundada em 2023, se consolida como um dos precursores desse modelo de negócio no Brasil. A estratégia já rendeu resultados expressivos e fez a holding mirar o título de “Unilever da creator economy”.
Criada por Enzo Moreira, Gabriel Delgado e João Leão, colegas de administração na Link School of Business, a empresa nasceu após uma visita ao Vale do Silício, onde os sócios enxergaram o potencial da creator economy.
Os jovens, então, trouxeram para cá a ideia de estruturar marcas digitais em parceria com influenciadores. Em menos de dois anos, a holding avança com recursos investidores e prevê superar R$ 80 milhões em receita em 2025.
Conheça a Conta Digital PJ da XP: Simples, Rápida e Sem Taxas!
Modelo de negócio
Na Norte Media, os influenciadores parceiros mantêm participação minoritária no negócio, com o papel de impulsionar as vendas por meio dos seus canais. A holding, por sua vez, concentra a gestão de marca, da cadeia produtiva e da operação, com foco em escala e eficiência. O modelo se apoia em duas premissas: foco em consumidores da geração Z e produtos de qualidade.
“Queremos estruturar negócios sólidos, com governança e diferenciais competitivos, ao mesmo tempo que aproveitamos o alcance dos influenciadores para gerar tração de vendas desde o lançamento”, diz Delgado.
Case de sucesso
O primeiro grande case da Norte Media é a Guday, marca de jujubas funcionais criada em parceria com a influenciadora Manu Cit. Com a proposta de transformar a suplementação em uma experiência prazerosa, o produto conquistou consumidores pela recorrência de uso e pelo apelo de praticidade.
A Guday faturou R$ 11,5 milhões em 2024 e deve crescer mais de 600% em 2025, alcançando R$ 80 milhões em receita. A segunda marca do grupo, a Soon, lançada com Malu Borges, aposta em soluções naturais, como um shot de relaxamento e uma fórmula para potencializar o bronzeado. O projeto recebeu aporte de R$ 1 milhão e integra o portfólio da holding, que também conta com investimento da Moriah Asset.
“O plano é lançar uma marca nova a cada ano em parceria com influenciadores estratégicos. Entendemos que essa dinâmica nos permite trabalhar bem a entrada dos produtos no mercado e, ainda, tirar aprendizados para os próximos lançamentos”, diz Gabriel Delgado, fundador da Norte Media.
Conta Digital PJ XP Empresas: Soluções Financeiras que Crescem com Você!
Investimentos e próximos passos
O crescimento acelerado da Norte Media é viabilizado pelo apoio de investidores que acreditam no potencial da creator economy. Após captar recursos para a criação da Soon, a companhia estrutura novos movimentos para diversificar marcas e ampliar presença em saúde, bem-estar e lifestyle.
Com a combinação de agilidade, criatividade e suporte financeiro, a Norte Media se consolida como protagonista de um mercado em expansão.
“O objetivo de se tornar a ‘Unilever da creator economy’ já começa a ganhar forma, ancorado em cases de tração rápida e na aposta contínua em parcerias estratégicas com influenciadores”, pontua Delgado.
Parceria com a XP
Parceira da XP Empresas há quase 2 anos, a Norte Media destaca a importância da confiança na relação. “Foi um processo de aproximação totalmente incrível. A XP Empresas foi a primeira a acreditar no nosso negócio quando ainda éramos pequenos. Contamos com todo o suporte necessário para crescer “, pontua Delgado.
Ao usar a conta corrente e a conta investimento da XP Empresas, a Norte equilibrou o caixa e abriu espaço para movimentos estratégicos no negócio.
“Ficamos felizes em saber que tem bancos brasileiros que estão apoiando o empreendedorismo, pessoas jovens, desde o começo, sem ficar colocando barreiras. Daqui para frente, sabemos que podemos seguir contando com a XP Empresas para crescer”, afirma.
Transforme a Gestão Financeira da Sua Empresa com a Conta Digital PJ XP!