Normas da ABNT podem ser exigidas nas oficinas mecânicas

Profissionais não habilitados pela ABNT terão de fazer um curso de 400 horas, se não tiverem experiência na atividade

Welington Vital

Publicidade

SÃO PAULO – As oficinas mecânicas poderão ser obrigadas a atender às normas estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), com aprovação do projeto de lei 2917/11, do deputado Dr. Ubiali (PSDB-SP).

O objetivo do projeto é garantir os direitos do consumidor. A proposta determina que o estabelecimento que trabalhe com conserto de automóveis deve manter um responsável operacional pelos serviços e um ou mais profissionais em outras áreas da oficina que atendam aos requisitos de norma técnica de capacitação expedida pela ABNT.

Segundo a Agência Câmara, nos casos em que não houver profissionais habilitados pela ABNT, os mecânicos e profissionais de outras áreas deverão realizar um curso de, no mínimo, 400 horas, se não tiver experiência na atividade, e de 40 horas, se comprovar pelo menos dois de experiência na área.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Inspeções
O projeto ainda estabelece que as oficinas deverão realizar a medição de emissão de gases poluentes por veículos ou avaliar a segurança veicular e comprovar a homologação no Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial).

Para aqueles que não cumprirem as determinações, a medida prevê multas e interdição do estabelecimento.