Operadora

Nextel lança tecnologia 4G em São Paulo

Operadora já operava rede 4G no Rio de Janeiro, abrangendo 20% do mercado em cerce de dois anos

SÃO PAULO – A operadora Nextel inicia neste mês as operações da rede 4G na Grande São Paulo, depois de conquistar 20% do mercado no Rio de Janeiro. A rede usará banda de 15 Mhz.

O cronograma de instalação prevê a aplicação em 917 locais, cobrindo 88% da região. Essa instalação será feita em duas fases.

“Colocar o 4G à disposição em São Paulo mostra o compromisso da Nextel com nossos clientes e a continuidade da nossa estratégia de qualidade na prestação dos serviços e de transparência na entrega dos produtos, de forma a consolidar a Nextel entre os principais players no segmento pós-pago”, disse, em comunicado, Jorge Braga, COO da Nextel.

Para o lançamento, a companhia usa antenas com sistema MIMO 4×4, que através de retransmissão, promete maior velocidade. O download pode atingir a velocidades de 226 Mbps e upload 56 Mbps para aparelhos compatíveis, segundo a companhia.

Diferentemente das demais operadoras brasileiras, que operam 4G em 2,5GHz, a Nextel decidiu operar na frequência de 1,8 GHz, que, segundo comunicado, permite a instalação de menos antenas para a transmissão do sinal, gerando um menor custo operacional e maior penetração para atendimento Indoor.