Netflix lança plano de R$ 18,90 com anúncios; veja como funciona

Nova modalidade com publicidade estará disponível a partir de 3 de novembro; média de anúncios será de 4 a 5 minutos por hora

Equipe InfoMoney

A Netflix (NFLX34) anunciou, nesta quinta-feira (13), seu novo plano “básico com anúncios”, uma versão mais barata de assinatura, que vai contar com publicidade e comerciais durante o uso. O modelo será lançado em 3 de novembro e custará R$ 18,90 por mês.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A novidade será disponibilizada no Brasil e em mais 11 países: Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, México e Reino Unido.

Os assinantes que já possuem o atual plano “básico”, que custa R$ 25,90, não serão afetados. “O plano ‘básico com anúncios’ complementa as demais opções sem anúncios já existentes: básico, padrão e premium”, diz a empresa no seu comunicado oficial.

O novo formato chega seis meses depois que a empresa informou a ideia de oferecer um plano mais econômico, com publicidade. A Netflix ressalta a parceria com a Microsoft no projeto e justifica a inclusão dos comerciais com a mudança no consumo de TV, que “está acontecendo a uma velocidade cada vez maior, com o streaming superando a TV aberta e a cabo”.

“Estamos confiantes que, com preços a partir de R$ 18,90 ao mês, a Netflix tem um preço e um plano para todos os fãs. Essa iniciativa está apenas começando”, diz a empresa.

O que muda com anúncios?

A Netflix explicou que o novo plano “básico com anúncios” tem recursos do plano básico, incluindo a mesma qualidade de vídeo (até 720p/HD) e a opção de ver em vários tipos de aparelhos, como TVs, celulares e tablets, além da possibilidade de alterar ou cancelar o plano a qualquer momento.

A principal diferença são os anúncios, que terão de 15 a 30 segundos, com uma média de 4 a 5 minutos de anúncios por hora, sempre exibidos antes e durante os conteúdos do streaming.

Além disso, o plano econômico não tem a opção de download e vai ter uma restrição: alguns filmes e séries não estarão disponíveis devido a “restrições de licenciamento”. O novo plano poderá ser escolhido por novos assinantes, bem como entre os que já possuem uma das outras três opções disponíveis.

Veja a tabela com todos os planos da Netflix: 

  Básico com anúncios  Básico  Padrão  Premium 
Preço R$ 18,90 R$ 25,90 R$ 39,90 R$ 55,90
Principais características  Qualidade de vídeo de até 720p/HD; Assista em celulares, tablets, computadores ou TVs; Média de 4 a 5 minutos de anúncios por hora; sem opção de download Qualidade de vídeo de até 720p/HD; Assista em celulares, tablets, computadores ou TVs; opção de download limitado Qualidade de vídeo em Full HD (1080p); Assista em celulares, tablets, computadores ou TVs; downloads liberados Qualidade de vídeo em Ultra HD (4K) e HDR; Assista em celulares, tablets, computadores ou TVs; downloads liberados
Telas  Apenas um aparelho; Média de 4 a 5 minutos de anúncios por hora Apenas um aparelho Até dois aparelhos ao mesmo tempo Até quatro aparelhos ao mesmo tempo

Concorrência

A Netflix traz a nova opção no momento em que o mercado de streaming está aquecido, com uma série de empresas oferecendo serviços na mesma linha.

Veja preços de outras companhias de streaming:

Serviço Preço mensal (sem incluir parcerias e combos)
Samsung TV Plus Gratuito
Amazon Prime Video R$ 14,90
Apple TV+ R$ 14,90
Looke De R$ 16,90 a R$ 25,90
Netflix De R$ 18,90 a R$ 55,90
Paramount Plus R$ 19,90
HBO Max De R$ 19,90 a R$ 27,90
YouTube Premium R$ 20,90
Globoplay De R$ 24,90 a R$ 49,90
Crunchyroll De R$ 25,00 a R$ 32,00
Disney+ R$ 27,90
Telecine Play R$ 29,90
Mubi R$ 29,90
Star+ R$ 32,90

Anunciantes

A Netflix explicou que os anunciantes terão recursos de direcionamento por país e gênero (ação, drama, romance, ficção científica etc.), com o objetivo de deixar a publicidade mais assertiva ao público.

Os anunciantes também poderão evitar que seus anúncios apareçam em conteúdos associados a cenas de sexo, nudez ou violência explícita, temas sem relação com a marca.