Saiba mudar o DNS

Net fora do ar? Usuários relatam instabilidade na conexão nesta quarta

Mudar o DNS pode resolver problemas de usuário com rede sobrecarregada; saiba como

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Usuários de internet relataram instabilidade nos serviço de banda larga da Net/Claro na manhã desta quarta-feira (19). As falhas aconteceram em alguns estados do Brasil e usuários apontam uma queda no servidor de DNS da empresa.

Dados do site DownDetector, que coleta registros de reclamação, incluindo sobre indisponibilidade de serviços de internet, aponta que houve um pico de reclamações nas últimas duas horas sobre a banda larga da Net e Claro.

print net claro sobre reclamações

PUBLICIDADE

Nos relatos, os usuários indicam que o acesso é normalizado ao substituir o DNS – sistema responsável por localizar e traduzir para um IP os endereços dos sites digitados nos navegadores. Com o DNS sobrecarregado (o que é esperado em tempos de home office), as páginas ficam lentas ou nem abrem, mesmo quando há acesso à internet.

Em nota, a Claro informa que na tarde desta quarta-feira, alguns clientes podem ter sentido instabilidade em função de um ajuste em um provedor, mas garantiu que todos os serviços estão funcionando normalmente.

“A operadora conta com uma rede moderna e está preparada para atender a demanda”, disse.

Aprenda a mudar o DNS

Para resolver esse problema, pode resolver configurar um DNS que se adeque à sua conexão. No Windows, o sistema é alterado em Configurações, na categoria de Rede e Internet.

Na aba Wi-Fi é preciso clicar na opção “Alterar opções de adaptador”, e com o botão direito clicar na sua conexão de internet e ir em Propriedades. Ao autorizar o acesso com a sua senha de administrador, uma janela irá abrir e você deve procurar a opção Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4) e clicar nas suas Propriedades.

Feito isso, os últimos passos são habilitar a opção “Usar os seguintes endereços de servidor de DNS” e inserir os endereços de DNS preferencial e secundário.

PUBLICIDADE

Os DNS mais utilizados tradicionalmente são os do Google (8.8.8.8 e 8.8.4.4) e o OpenDNS (208.67.222.222 e 208.67.220.220).

Aprendizados em tempos de crise: uma série especial do Stock Pickers com as lições dos principais nomes do mercado de ações. Assista – é de graça!