Publicidade
A Neon, instituição financeira pioneira em produtos digitais voltados ao trabalhador brasileiro, encerrou 2025 com crescimento relevante na sua vertical de Investimentos. O resultado reflete a avaliação positiva que recebeu da Moodys’s, instituição que mede o nível de confiança do mercado na capacidade de uma empresa cumprir seus compromissos financeiros.
Hoje, a instituição atende mais de 2 milhões investidores, o que reflete a credibilidade e competitividade dos seus produtos, e consolidaram o segmento como um dos principais pilares da empresa. Atualmente, a Neon possui mais de 32 milhões de clientes.
Em um ano marcado por juros elevados e busca por previsibilidade, os CDBs em geral passaram a ser ativo obrigatório para quase todos os tipos de investidores, sejam para os mais sofisticados que querem trazer mais segurança com boa rentabilidade para seu portfólio, como para o poupador, que percebe uma rentabilidade acima da poupança mas com baixo risco.
A Neon identificou uma mudança de comportamento do seu cliente, com o aumento do ticket médio dos CDBs em cerca de 70% e crescimento maior que 250% nos CDBs com carência, sinalizando uma migração gradual para aplicações de maior valor e prazos mais longos. Segundo Wilton Pinheiro, CPO da Neon, o movimento reflete uma mudança clara na relação dos clientes com o produto.
“O investidor está usando o CDB de forma mais estratégica e buscando simplicidade onde investe, além de rigor no dia a para chegar aos seus objetivos, se comprometendo com os objetivos de longo prazo. Isso mostra confiança no produto”, afirma
Carência lidera crescimento
O principal motor dessa expansão foi o CDB, com carência, hoje a principal oferta da Neon, que registrou crescimento de 260% no período. Com taxas que chegam a até 120% do CDI nos prazos mais longos, o produto combina retorno competitivo com simplicidade de acesso via aplicativo.
Trata-se de uma opção relevante para investidores que buscam previsibilidade sem abrir mão de liquidez planejada. Além da rentabilidade, os CDBs da Neon contam com cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) e rating A- atribuído pela Moody’s. Esses elementos reforçam a solidez institucional da emissora e ajudam a explicar o avanço do produto em um ambiente de maior seletividade por parte dos investidores.
Continua depois da publicidade
Investimentos e equilíbrio financeiro
O crescimento dos CDBs acontece em paralelo à evolução financeira da companhia. A Neon alcançou o breakeven no fim de 2024 e, ao longo de 2025, registrou uma redução de aproximadamente 87% no prejuízo semestral em relação ao mesmo período do ano anterior.
A melhora foi sustentada por um crescimento de receita superior ao avanço das despesas. “A expansão dos investimentos próprios também fortalece nossa independência de funding e contribui para um crescimento mais equilibrado”, diz Pinheiro.
Credibilidade
Em julho, a Neon concluiu sua rodada Série E, com a captação de R$ 720 milhões. O aporte foi liderado pela IFC, do Grupo Banco Mundial, e pela DEG, do grupo alemão KfW, com participação de investidores já presentes na base, como o BBVA e a General Atlantic. Para a empresa, a entrada de investidores institucionais globais reforça a credibilidade do modelo e a governança, em um momento de maior maturidade da operação. “São parceiros que trazem não apenas capital, mas também validação institucional e rigor em governança”, afirma o CPO.
Continua depois da publicidade
Evolução do investidor
O avanço dos CDBs e a maior sofisticação do comportamento do investidor também se refletiram na forma como a Neon decidiu se apresentar ao mercado. Em 2025, a instituição financeira passou por um reposicionamento de marca, adotando a assinatura “Pra Você Viver no Azul” e uma nova identidade visual.
O movimento traduz o amadurecimento da instituição em paralelo à evolução financeira de seus clientes, que passaram a demandar produtos mais completos, investimentos de maior valor e soluções de longo prazo. “A marca precisava acompanhar essa mudança de perfil do cliente. Hoje falamos com um investidor mais consciente, que planeja melhor o uso do dinheiro e busca estabilidade”, afirma Wilton Pinheiro.
Tecnologia como aliada
O avanço dos CDBs também foi acompanhado por melhorias na experiência digital com possibilidade de investimento em menos de um minuto, além de rentabilidade três vezes maior que a poupança em poucos cliques.
Continua depois da publicidade
Em 2025, a Neon ampliou funcionalidades ligadas a Open Finance, Pix Automático e uso de inteligência artificial em segurança e jornada do cliente, além da evolução do aplicativo. “Nosso foco é tornar o investimento cada vez mais simples, transparente e integrado à vida financeira do cliente”, conclui Pinheiro.
Mais informações sobre os serviços da Neon podem ser acessadas no site.
Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores.