Publicidade
SÃO PAULO – Com as festas de fim de ano e as férias, é normal que as pessoas utilizem mais seus carros para passear ou viajar. Com isso, o consumo de combustível acaba aumentando e o que era diversão pode virar uma dor de cabeça, com gastos acima do esperado.
Para evitar isso, é importante obter a maior eficiência do motor, com menor consumo, e algumas dicas, como não viajar com o vidro aberto, podem ajudar.
Aquecimento
Segundo o portal Webmotors, o motorista não deve aquecer o motor com o veículo parado, pois, com isso, há uma demora maior para chegar à temperatura ideal. O indicado é sair imediatamente, em uma velocidade constante.
Não perca a oportunidade!
Trocar a marcha no momento certo também pode evitar gastos extras. Andar em quinta em uma subida muito íngreme aumenta a emissão de poluentes e desgasta o motor. O ideal é não esperar muito pela troca. Manter uma velocidade constante também é importante, para evitar consumo exagerado de combustível. Evite acelerar e frear demais.
Já antes de entrar em uma subida, o ideal é acelerar e não frear, para que o carro não perca o ritmo no meio do caminho. Ter de pisar fundo durante a subida, para o carro não morrer, é mortal para o tanque e força o motor.
As descidas também exigem cuidados especiais. Mas nada de deixar no ponto-morto. O ideal é deixar o carro engrenado, pois, sem carga no acelerador, não há injeção de combustível, o que continuaria ocorrendo, caso o veículo estivesse em ponto-morto.
Continua depois da publicidade
Dispositivos elétricos
Evitar o uso desnecessário de dispositivos elétricos, como rádios, carregadores de celulares e GPS também ajuda na economia, pois o combustível também é utilizado para recarregar a bateria, que, por sua vez, alimenta esses equipamentos. O ar-condicionado também exige cuidados, pois a energia por ele requerida pode aumentar os gastos em 20% nos trechos urbanos.
E na hora de fazer as malas e colocar tudo no carro, cuidado para não sobrecarregá-lo. Qualquer volume desnecessário pode fazer com que seja consumido mais combustível. Para evitar a carga a mais, também vale deixar em casa equipamentos como o bagageiro.
Não utilizar o carro para trajetos curtos também pode fazer uma grande diferença na economia. Ligar o automóvel com o motor frio, para desligá-lo novamente, acarreta um consumo 30% maior.
Antes de viajar, também vale aquelas dicas velhas, como fazer a manutenção preventiva e verificar a pressão dos pneus, que, se estiverem murchos, aumentam o consumo, já que a resistência de rolamento é maior.