Publicidade
A música “Now and Then”, dos Beatles, foi indicada nesta sexta-feira (8) nas categorias de Gravação do Ano e Melhor Performance de Rock no Grammy de 2025, tornando-se a primeira canção criada com a assistência de inteligência artificial a receber uma indicação ao prêmio.
Quando “Now and Then” foi lançada, em 2023, a revelação de que a canção foi finalizada com o auxílio de IA causou controvérsia entre os fãs da banda. Muitos especularam que Paul McCartney e Ringo Starr teriam utilizado IA generativa para criar uma versão “deepfake” da voz de John Lennon.
Na gravação, os Beatles utilizaram uma tecnologia chamada “separação de stems” para limpar uma versão demo de baixa fidelidade gravada por Lennon há 60 anos, tornando-a utilizável em uma gravação final. A separação dos stems (um formato de áudio) permitiu que a banda isolasse a voz de Lennon e eliminasse ruídos indesejados.
Continua depois da publicidade
As duas indicações para “Now and Then” representam as primeiras nomeações dos Beatles no Grammy desde 1997 — e a quarta vez que a banda é indicada na categoria de Gravação do Ano. Apesar de serem uma das maiores bandas da história, os Beatles nunca ganharam nessa categoria.
Beyoncé dominou a lista de concorrentes ao Grammy, com 11 indicações, incluindo a álbum do ano por “Cowboy Carter”. Atrás de Beyoncé, Billie Eilish, Charli XCX, Kendrick Lamar e Post Malone empataram com sete indicações cada. Taylor Swift e as novatas Chappell Roan e Sabrina Carpenter receberam seis indicações cada uma.
SÉRIE GRATUITA
Curso de Fundos Imobiliários
Minicurso Renda Extra Imobiliária ensina como buscar uma renda passiva com Fundos Imobiliários começando com pouco