Moeda comemorativa dos 200 Anos da 1ª Constituição do Brasil será lançada em 2024

Moeda será de prata e estará em circulação no primeiro trimestre do próximo ano

Equipe InfoMoney

(alexis84/ Getty Images)

Publicidade

O Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciou a criação de uma nova moeda comemorativa no país, em prata, ainda no primeiro trimestre de 2024. Informações adicionais sobre a moeda serão disponibilizadas por ocasião do lançamento.

​Segundo informou o Banco do Brasil, o lançamento homenageia os 200 anos da Primeira Constituição do Brasil e a criação do Poder Legislativo, que será comemorado em março do ano que vem.

Ainda no Brasil Império foi promulgada a Constituição de 25 de março de 1824, considerada a primeira da história brasileira.

Planilha Gratuita

O seu bolso vai agradecer

Organize a sua vida financeira com a planilha de gastos do InfoMoney; download liberado

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo historiadores, a Constituição imposta por D. Pedro I e, entre suas principais medidas, constava o fortalecimento do poder pessoal do imperador, com a criação do Poder Moderador, acima dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

A Tripartição de Poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), e a interdependência entre os mesmos foi adotada somente na Constituição de 1891, durante a Primeira República, proclamada pelo chefe do governo provisório de marechal Deodoro da Fonseca, quando foi instituída a forma federativa de Estado e a republicana de governo.

(Com informações da Agência Senado)

Continua depois da publicidade

Tópicos relacionados