Modelos do iPhone 11 podem ter problemas com conexão 4G no Brasil

iPhone 11, assim como o novo  Apple Watch, não funcionarão com a frequência de 700 MHz do 4G brasileiro

Allan Gavioli

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SÃO PAULO – Os novos modelos de smartphone da Apple, os iPhones 11, 11 Pro e 11 Pro Max, já chegaram às lojas nos Estados Unidos. Mas o brasileiro que for correndo para Miami adquirir o seu pode ter problemas com a rede móvel ao voltar para casa. 

Uma incompatibilidade de conexão ocorre por conta das diferenças frequências que as operadoras de telefonia operam seus serviços de 4G. Boa parte dos modelos do iPhone 11, assim como o novo smartwatch da companhia, o Apple Watch Series 5, não terão suporte à frequência de 700 MHz do 4G brasileiro.

Os modelos incompatíveis são, especificamente, os vendidos em países como Estados Unidos, Canadá, Hong Kong e China. Os modelos homologados pela Anatel para venda no Brasil têm suporte à frequência de 700 MHz. 

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Entendendo as frequências 

No Brasil, a primeira frequência 4G implementada foi a 2.600MHz (banda 7) e, até hoje é a mais comum. Como resultado da expansão do serviço, algumas operadoras começaram a aumentar o alcance dos sinais, usando também a faixa de 1.800MHz (banda 3).

Tanto a banda 7 quanto a banda 3 são suportadas sem problemas por todos os modelos de iPhone 11 vendidos no mundo.

O problema de compatibilidade ocorre na frequência 700MHz (banda 28). Quando a TV analógica entrou em desuso no Brasil, foi implementada uma nova banda 4G no país.

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A banda 28 serve para complementar a banda 7, pois a frequência menor permite que o sinal fique mais forte, sendo capaz de atravessar construções com facilidade, melhorando a conexão dentro de prédios, por exemplo.

Os modelos vendidos nos EUA e Canadá, por exemplo, não possuem suporte à banda 28, apenas às outras duas (3 e 7). Caso um aparelho seja comprado em algum desses dois países, o usuário ainda pode se conectar na rede 4G brasileira em outras frequência. Porém, caso a região que você estiver possua apenas a cobertura da banda 28, seu iPhone funcionará no 3G somente, até encontrar outra frequência 4G disponível.

Como identificar a banda que cobre sua região

Por conta dos históricos de preços altíssimos nos celulares da Apple, uma das alternativas para pagar mais barato é comprando o aparelho em regiões onde o mesmo é mais barato, como nos EUA.

E, para se certificar que o aparelho será capaz de se conectar à rede 4G brasileira sem nenhum problema, basta descobrir qual banda cobre sua região. É possível fazer isso utilizando seu aparelho atual. Confira o passo a passo a seguir:

Passo 1: Habilite a rede móvel do seu iPhone atual e conecte-se na rede 4G da sua operadora.

Passo 2: Abra o discador (o aplicativo Telefone) e digite a seguinte sequencia de caracteres:3001#12345#, em seguida aperte para iniciar a chamada.

Passo 3: Após isso, ao invés de ser direcionado para a chamada, abrirá um menu oculto que permite verificar o status das redes que o iPhone tem acesso naquele momento. Toque na opção LTE (lembrando que você precisa estar conectado na rede 4G) e, em seguida, selecione a opção Serving Cell Info.

Passo 4: Procure pela opção freq_band_ind. Ela indica em qual banda 4G seu aparelho está conectado naquele momento. Os números são os indicadores, ou seja, caso apareça o número 28, isso significa que a cobertura da região não é compatível com seu aparelho.

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Allan Gavioli

Estagiário de finanças do InfoMoney, totalmente apaixonado por tecnologia, inovação e comunicação.