Ministério Público de SP abre inquérito para investigar 123Milhas

Promotoria apura supostas irregularidades cometidas pela empresa contra o consumidor após suspensão de serviços

Equipe InfoMoney

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O Ministério Público do Estado de São Paulo instaurou um inquérito para investigar a suspensão da emissão de viagens aos consumidores, em vigor desde o dia 18. O procedimento, aberto pela Promotoria de Justiça do Consumidor da Capital, deu 15 dias para que a companhia preste esclarecimentos sobre a medida.

Procurada, a 123Milhas afirmou ao InfoMoney que ainda não havia sido notificada oficialmente pela Promotoria paulista.

O promotor Cesar Ricardo Martins, responsável pelo inquérito da Promotoria, disse por nota que buscará apurar supostas práticas abusivas praticadas pela empresa no cancelamento de voos e hospedagens e na limitação do reembolso dos valores pagos pelos clientes.

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Além disso, o inquérito vai mapear se houve cancelamento de pacotes turísticos por culpa da 123Milhas, por falta de repasse de valores às companhias áreas e às redes hoteleiras.

Martins, que designou o dia 28 de agosto para realização de audiência com representantes da companhia, leva em conta o elevado número de reclamações contra a 123Milhas registradas em plataformas online e no Procon – que informou ao InfoMoney na última terça-feira (22) ter recebido mais de 2.000 reclamações sobre a a 123Milhas.

MPF questiona reembolso

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O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Câmara do Consumidor e Ordem Econômica, também questionou a 123Milhas sobre outras possibilidades de ressarcimento aos clientes afetados, como em dinheiro, na última terça. A agência de viagens criou um reembolso por voucher para os clientes afetados pela suspensão de viagens.

Ofício enviado pelo órgão ao presidente da 123Milhas, Ramiro Júlio Soares Madureira, quer saber se os clientes terão opção de um voucher no valor total da compra, bem como cadastrar simultaneamente mais de um voucher para aquisição de um novo produto na plataforma da empresa.