Meu Correios: falha no aplicativo expõe dados de usuários; veja o que fazer

Empresa disse em nota que resolveu o problema e comunicou o incidente à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), mas não revelou falha

Agência Brasil

Correios inauguram "lockers" (armários) na Central do Brasil, no Rio de Janeiro (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

Publicidade

Uma falha técnica no aplicativo Meu Correios permitiu nesta semana o acesso indevido aos números de telefones dos clientes, vinculados aos respectivos números do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), anunciou a estatal de entregas.

Por isso, os Correios orientam que os os usuários do aplicativo atualizem a senha. Em nota, a empresa disse que resolveu o problema e comunicou o incidente à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). Mesmo assim, orienta a atualização das senhas por prevenção.

“Tão logo a situação foi identificada, foi realizada a comunicação à Autoridade Nacional de Proteção de Dados – ANPD e novas medidas de segurança foram adotadas para assegurar a privacidade dos dados pessoais no referido aplicativo. De forma preventiva, os clientes que utilizam o aplicativo foram orientados a atualizarem as senhas de acesso”, afirmou a empresa em comunicado.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A estatal não informou o número de usuários atingidos nem a brecha técnica que levou à exposição dos dados. Disse apenas que outros aplicativos da empresa, como Portal Correios, Rastreamento, Busca CEP, Busca Agência e Pré-Postagem não foram afetados e estão funcionando normalmente.

“Os Correios reafirmam o compromisso em garantir a confiabilidade de seus canais digitais e a segurança das informações, para promover a melhor experiência aos clientes e ao comércio eletrônico nacional e internacional”, destaca a estatal na nota.

Os Correios dizem ter colocado à disposição os canais oficiais de atendimento para dúvidas. Os clientes podem ligar nos telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-725-0100 (todo o Brasil) ou entrar no site correios.com.br e conversar pelo chat ou pelo canal Fale Conosco.

Tópicos relacionados