Publicidade
SÃO PAULO – Um método para pagar menos por passagens de avião está causando muita, muita polêmica nos Estados Unidos. Conhecido como “throwaway ticketing”, o “truque” já está sendo contestado na justiça americana – mas ainda é bastante desconhecido por aqui, um País em que esse tipo de artimanha também é possível.
Para comprar uma passagem para seu destino final mais barata, é muito simples: basta comprar uma passagem para um destino mais barato que faça escala no local. Um teste rápido no site Decolar.com mostra o quão fácil é fazer o truque: uma passagem direta para Florianopólis entre o dia 1 e 21 de junho sai por R$ 245.
Se o passageiro resolver comprar com destino para Porto Alegre encontrará uma passagem com escala em Florianópolis por R$ 77 – bastando então fazer o desembarque normal naquela cidade. Contudo, o método não lhe permite duas coisas: comprar pacote de viagens com ida e volta e despachar bagagem na maioria dos casos, já que esta irá para seu destino final.
Não perca a oportunidade!
Nos Estados Unidos, passageiros abusando deste truque podem ser taxados por fraude, ter seu embarque negado, o bilhete confiscado ou ser obrigado a pagar a diferença de preço entre as passagens – mostra o Business Insider.
O método foi popularizado por um garoto de 22 anos chamado Aktarer Zaman, que criou o site Skiplagged, que procura por este tipo de barganha automaticamente. Zaman foi processado pela United Airlines e a Orbitz, um site de vendas tradicional, mas acaba de ganhar na justiça – embora as companhias ainda possam recorrer.
A polêmica deverá continuar nos Estados Unidos – já que, por lá, a prática não é ilegal, mas odiada pelas companhias aéreas. Porém, deve ser difícil impedir esse tipo de atitude agora, o que poderá provocar um aumento no preço das passagens aéreas em breve.