Meta endurece regras para proteger adolescentes de estranhos no Instagram e Facebook

Troca de mensagens entre menores de idade e estranhos será limitada

Reuters

Publicidade

A Meta Platforms está construindo mais recursos de segurança para proteger usuários menores de idade, sobretudo adolescentes, de mensagens diretas no Instagram e no Facebook, informou a empresa na quinta-feira (25).

A companhia, que controla as redes sociais Facebook, Instagram e Threads, além do aplicativo de mensagens diretas WhatsApp, informou que, por padrão, adolescentes não vão mais receber mensagens diretas de pessoas que não seguem ou às quais não estão conectadas no Instagram. A aprovação parental também será necessária para mudar algumas configurações no aplicativo.   

No Messenger, contas de usuários com menos de 16 anos — e 18 em alguns países — receberão mensagens apenas de amigos no Facebook ou pessoas que estão conectadas por meio de contatos no telefone celular.   

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A Meta adicionou que pessoas acima de 19 anos não poderão mandar mensagens para adolescentes que não as seguem.

Pressão 

As novidades chegam semanas após a empresa ter alegado que esconderia mais conteúdos dos adolescentes, em resposta à pressão dos órgãos reguladores para que a maior rede de mídias sociais do planeta proteja crianças de conteúdo impróprio.   

A pressão por mais regulação foi catapultada pelo testemunho, no Senado norte-americano, de um ex-funcionário da Meta, que disse que a empresa estava ciente do assédio e de outras formas de danos contra adolescentes nas duas plataformas, e mesmo assim não agiu para mudar esse cenário.