RADAR INFOMONEY Programa desta quinta-feira analisa as falas de Bolsonaro e de líderes globais na Cúpula do Clima e qual foi o impacto nos mercados; assista

Programa desta quinta-feira analisa as falas de Bolsonaro e de líderes globais na Cúpula do Clima e qual foi o impacto nos mercados; assista

Mesmo existindo integração do transporte público, 27,5% dos brasileiros não usam

Pesquisa do Ipea mostra que percentual dos que não utilizam o serviço alcança os 37% na região Sudeste

SÃO PAULO – A integração dos meios de transporte público ajuda muitos brasileiros a economizar com as tarifas. Ainda assim, em muitas localidades onde existe o benefício, ele não é utilizado por todos. Pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostra que 27,5% dos brasileiros não usam a integração, apesar de ela existir.

O levantamento, divulgado na segunda-feira (24), mostra que, dentre as regiões, a Sudeste registra o maior percentual de pessoas que não utilizam o benefício: 37%. No Nordeste, o percentual alcança 24,5%, no Norte, 22,6%, e no Centro-Oeste, 17,3%. Na região Sul, 14,7% dos entrevistados afirmaram que não utilizam a integração dos transportes, apesar de existir.

De acordo com o Ipea, 26,3% dos brasileiros afirmaram que não existe integração na cidade onde vivem. No Norte, o percentual alcança os 55,6%. No Sul, 33,7% afirmaram que não existe o benefício, ao passo que, no Nordeste, 23,3% afirmaram o mesmo. No Centro-Oeste e Sudeste encontram-se os menores percentuais, de 21,3% e 19%, respectivamente.

Tipo de integração
A pesquisa ainda revelou que a integração ônibus-ônibus é a mais utilizada no País: 33,2% dos brasileiros usam esse benefício. Por regiões, ela é mais usada no Nordeste (49,8%), seguido por Sul (42,6%), Centro-Oeste (32,3%), Sudeste (25,2%) e Norte (21,1%).

Já a integração ônibus-metrô é a segunda mais utilizada, com 4,9% das respostas. No Sudeste, o percentual alcança 9,2%, seguido pela região Sul, com 4,2%. No Nordeste, Norte e Centro-Oeste o percentual daqueles que disseram que utilizar esse tipo de integração alcançou 0,8% cada.

Unanimidade
O transporte público é unanimidade entre os brasileiros. A pesquisa mostra que 44,3% deles utilizam esse meio para se locomover na cidade onde vivem. No Sudeste, 50,7% das pessoas usam o transporte público para a sua locomoção.

Nas outras regiões, o percentual dos que utilizam o meio é menor: de 46,3% no Sul, de 40,3% no Norte, de 39,6% no Centro-Oeste e de 37,5% no Nordeste.

O carro e a moto são utilizados por 23,8% e 12,6% dos brasileiros. Nesses casos, o carro é mais utilizado no Centro-Oeste (36,5%) e menos no Nordeste (13%), ao passo que a moto é mais usada no Nordeste (19,4%) e menos no Centro-Oeste (6,5%).

A bicicleta é usada por 7% dos entrevistados, sendo que o maior percentual foi verificado na região Norte (17,9%) e o menor, na Sul (2%). Outros 12,3% da população do País se locomove a pé. Esse percentual alcança 18,8% na região Nordeste e 7,6% na Sul.

PUBLICIDADE