Mercedes prepara 1º rival da Tesla em ataque de US$ 12 bilhões

Carro começa a ser produzido no primeiro semestre do ano que vem

Bloomberg

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A Mercedes-Benz, maior fabricante de carros de luxo do mundo, está lançando o primeiro de uma série de modelos movidos a bateria, ampliando o número crescente de marcas de alto padrão que estão fazendo frente à Tesla.

O crossover Mercedes EQC começará a ser produzido no primeiro semestre do ano que vem, parte de um plano para desenvolver uma linha elétrica EQ, disse o CEO da Daimler, Dieter Zetsche, a jornalistas em Estocolmo no lançamento mundial do carro. A companhia pretendia investir 10 bilhões de euros (US$ 12 bilhões) na iniciativa de carros elétricos, mas o investimento acabou sendo “maior que isso”, disse ele nesta terça-feira, sem especificar números.

“Os carros elétricos são a única aposta possível, e estamos apostando tudo”, disse Zetsche. “Essa aposta começa agora.”

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O carro se soma ao Porsche Taycan, ao Audi E-tron e ao Jaguar I-Pace e coloca pressão sobre a Tesla em um momento em que a fabricante de veículos com sede na Califórnia se esforça para acelerar o Model 3 e obter lucro. A Mercedes planeja montar o EQC em sua fábrica de Bremen, onde a empresa produz também o sedã campeão de vendas Classe C. A Daimler produzirá na China o carro para o mercado local.

O EQC será lucrativo e vai “oferecer o melhor pacote” em comparação com os rivais, disse ele, que não quis fazer comentários sobre preços.

A Mercedes e outras marcas de luxo estão investindo agressivamente nos carros elétricos para desafiar a Tesla, que fez sucesso entre os consumidores ricos com o Model S. Incluindo a marca Smart, que abandonará os motores de combustão nos próximos anos, a Daimler planeja oferecer 10 carros totalmente elétricos até 2022. Para ressaltar a mudança, a Mercedes investirá 1 bilhão de euros na produção de baterias para criar uma rede global de oito instalações.

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A Daimler não planeja estabelecer uma fábrica de montagem específica para os carros elétricos e montará esses veículos no mesmo lugar que os automóveis convencionais para poder ajustar melhor a produção, disse Zetsche, acrescentando que ele acha que a demanda vai basicamente reduzir a venda dos carros a combustão, em vez de atrair novos clientes.

Além de responder à mudança nas preferências dos consumidores, os modelos elétricos são fundamentais para que as fabricantes de veículos cumpram os padrões cada vez mais rigorosos para as emissões. Países como Reino Unido e França planejam até mesmo proibir os motores de combustão nas próximas décadas.

A consolidação dos carros elétricos também ajudaria a Daimler a superar as preocupações relacionadas a seus veículos a diesel. O Ministério dos Transportes da Alemanha ordenou o recall de 774.000 carros devido às alegações de que os veículos estavam equipados com um software questionável que os faziam poluir mais nas ruas do que nos testes.

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Embora tenha a Tesla na mira, Zetsche elogiou o CEO Elon Musk por ter popularizado os carros elétricos. Mas a Daimler não tem planos de considerar investir novamente na empresa. “Este não é um bom momento”, disse ele.