Tecnologia em alta: mais da metade dos consumidores diz usar IA para fazer compras

Os principais produtos procurados foram roupas, refeições e outros, representando 74% das buscas

Camila Lutfi

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A inteligência artificial (IA) se tornou um importante recurso para os consumidores no último ano. É o que indica o Relatório do Varejo 2025 da Adyen, mostrando que mais da metade (52%) dos brasileiros usou o ChatGPT ou outros assistentes de IA para auxiliar nas compras nos últimos 12 meses.

O estudo global foi realizado com mais de 41 mil consumidores e 14 mil varejistas, em 28 países. No Brasil, foram 2 mil consumidores e 500 empresas.

Entre esses consumidores, 18% recorreram à tecnologia pela primeira vez no último ano.
Os principais produtos procurados foram roupas, refeições e outros, representando 74% das buscas.

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Além disso, 72% gostariam de encontrar marcas e experiências de compra diferentes dessa forma, enquanto 70% estariam dispostos a fazer aquisições via IA no futuro.

Porém, as lojas físicas seguem relevantes na preferência dos consumidores, que representam 24% dos entrevistados, contra 39% que preferem comprar online. Os principais motivos para a escolha da loja física são: o desejo de ver e tocar o produto antes da compra (45%), experimentar os itens (40%), e a possibilidade de sair do local já com o produto em mãos (33%).

Ainda assim, as compras online no Brasil representam boa parte do consumo atualmente. De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, 91% dos internautas brasileiros realizaram alguma compra pela internet nos últimos 12 meses, um crescimento de 5 pontos percentuais em comparação com 2019.

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Destaque do uso de IA por Baby Boomers

O uso de IA como auxílio em compras já é protagonista entre a Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012) e os Millennials (nascidos entre 1981 e 1996), representando 60% e 62% dos consumidores, respectivamente. Esses valores mostram um crescimento de quase 50% no uso de IA em compras por essas gerações na comparação dos últimos 12 meses.

No entanto, os Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964) representam a geração que mais cresceu em adoção da IA para compras, com um salto de 135%, mas esse grupo representa apenas 26% dos que usam IA em compras. Logo em seguida vem a Geração X (nascidos entre 1965 a 1980), com aumento de 66%, grupo em que a adesão chega a 46%.

Para Renato Migliacci, Vice Presidente de Vendas da Adyen Brasil, os consumidores estão adotando a IA em um ritmo sem precedentes à medida que descobrem como essa tecnologia está “transformando a experiência de compra”. “É provável que estejamos entrando em uma era em que a IA pode atuar como nosso próprio estilista pessoal, selecionando roupas sob medida para gostos e preferências individuais.”, afirmou, em nota.

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Entre os varejistas, a IA também ganhou força no último ano. Quase metade (48%) dos entrevistados brasileiros disse que investiria na tecnologia para apoiar suas atividades de vendas e marketing. Outros 42% planejam usar IA para inovação de produtos.