Falhas

Magazine Luiza lidera reclamações nas primeiras horas de Black Friday; veja ranking do Reclame Aqui

Propaganda enganosa e atraso na entrega dos produtos são os problemas mais mencionados por consumidores

Por  Giovanna Sutto -

O Magazine Luiza (MGLU3) foi a empresa mais reclamada no “esquenta” da Black Friday, entre 12h de quarta-feira (23) e 6h desta sexta-feira (25), com 248 reclamações, segundo dados do Reclame Aqui em seu relatório sobre o evento do varejo. Em segundo lugar aparece a Amazon, com 128 reclamações, e Casas Bahia, com 113.

Desde o início do monitoramento do Reclame Aqui, os consumidores já registraram 5.447 reclamações sobre a Black Friday 2022, 4% a menos do aferido no mesmo período de 2021. Propaganda enganosa, com 16,94%, e atraso de entrega, com 16,58%, são os problemas mais mencionados pelos consumidores.

Veja as empresas mais reclamadas:

EmpresaN° de reclamações (entre quarta e 6h de sexta)
1. Magazine Luiza248
2. Amazon128
3. Casas Bahia (loja online)113
4. Shopee93
5. Americanas (loja online)91
6. Yeesco80
7. 2R Store76
8. iFood65
9. Appmax65
10. Americanas Entregas (o2o)*65

Copa ‘roubou’ atenção do consumidor

A estreia bem-sucedida do Brasil na Copa do Mundo, com vitória de 2×0 sobre a Sérvia, dividiu as atenções dos consumidores com a Black Friday nesta quinta-feira (24), no período de esquenta das promoções.

Para Edu Neves, cofundador e CEO do Reclame Aqui, embora a queda nas reclamações tenha sido de apenas 4% entre 2022 e 2021, a redução é um sinal de que a Copa do Mundo “roubou” a atenção nas primeiras horas de Black Friday.

Diante disso, a expectativa é de que as varejistas impulsionem as propagandas nesta sexta-feira. “É provável que haja mais disposição dos consumidores em buscar as promoções nesta sexta-feira, já que hoje não há participação do Brasil na Copa do Mundo”, diz Neves.

O executivo ressalta que o consumidor deve ficar atento às propagandas recebidas em redes sociais e e-mails.

“A tendência dessas ofertas é empolgar e levar o consumidor a comprar. A atratividade do ‘imperdível’ com a facilidade do pagamento pelo Pix, por exemplo, pode levar o consumidor a golpes. Por isso, é importante acender uma luz amarela e dizer que o Pix não dá marcha à ré, se pagou, dificilmente vai ter o dinheiro de volta”, afirma.

Por isso, se você não conhece a loja, nunca ouviu falar e tem alguma dúvida, não pague com o Pix para evitar fraudes.

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