Lojas virtuais abrem espaço para consumidor pechinchar

Por meio da pechincha, é possível conseguir descontos, preços melhores do que os da concorrência e negociar as formas de pagamento

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SÃO PAULO – Você sabia que é possível conseguir descontos nas compras online se você pechinchar?

A prática é recente, mas muitos internautas já descobriram que ligar para o televendas da loja virtual querendo negociar o preço dos produtos, pedindo descontos – principalmente no pagamento a vista – dá resultado.

Empresas como Magazine Luiza, Extra.com e Americanas.com aceitam a negociação e até a incentivam: “Nós incentivamos práticas que possam atender melhor os clientes. Existe um grupo representativo de clientes que tem o hábito de ligar para pedir descontos. Nós os atendemos e procuramos fazer o melhor negócio, dentro de uma negociação sadia que seja boa para ambas as partes”, explica o gerente de e-commerce do Magazine Luiza, Francisco Donato.

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Descontos

Apesar de o índice de redução ser mantido em segredo, os descontos podem ser bastante satisfatórios. “O valor do desconto varia de linha para linha. Linhas de alta tecnologia geralmente têm margens mais apertadas e, naturalmente, permitem descontos menores. Linhas diferenciadas, como móveis, por exemplo, dão mais flexibilidade, variando de item para item”, garante Donato.

Cobrir preços dos concorrentes também é uma prática corrente nesta pechincha virtual. Donato diz que, no Magazine Luiza, eles tentam sempre fazer melhores ofertas do que a dos concorrentes, e que esse é o principal motivo de se conceder um desconto. No entanto, há limites para a barganha: “Temos sempre que trabalhar com uma margem sadia. A venda pela venda pode trazer prejuízos”.

Por isso, é importante que, na hora de negociar, o cliente tenha à mão o preço do produto na concorrente. Ligar e tentar conseguir melhores formas de pagamento também é possível. Dependendo do produto, dá para aumentar o número de parcelas ou conseguir juros menores, se for possível pagar em menos parcelas.

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Donato explica ainda que os vendedores são treinados para negociar com o cliente: “Temos uma equipe de televendas para atender os consumidores que sentem necessidade de falar com alguém, em vez de comprar diretamente na internet. O objetivo principal desta equipe não é a negociação de desconto, mas ela está preparada para negociar com grupos de clientes que tem este interesse”.

Cuidados

Na hora de comprar na internet, é sempre importante estar alerta a alguns cuidados: