Lobão prevê falta de etanol no início de 2012

Ministro de Minas e Energia prevê escassez do combustível durante a próxima entressafra da cana-de-açúcar, assim como aconteceu este ano

Publicidade

SÃO PAULO – O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão afirmou nesta segunda-feira (6) que pode haver falta de etanol nos postos de combustíveis no início de 2012, durante a próxima entressafra da cana-de-açúcar, assim como aconteceu este ano.

“Este ano, tivemos algumas dificuldades e estamos prevendo para o próximo ano também algumas dificuldades. Temos preocupação com a próxima safra”, afirmou Lobão, segundo a Agência Brasil.

Soluções
De acordo com o ministro, devido à possibilidade de escassez do combustível, o governo tem conversado com os empresários do setor sucroalcooleiro para projetar o abastecimento de etanol em 2012.

Caso falte combustível, a solução, segundo Lobão, seria reduzir o percentual de etanol misturado à gasolina, para manter o preço do produto.

“Estamos conversando com os produtores para que tenhamos uma produção maior, evitando a elevação de preços. Se isso não for possível, reduziremos aquilo que o governo não quer reduzir, que é a mistura, de 25% para 22% e para 20%”, explicou Lobão.

Este ano, durante a entressafra de cana-de-açúcar, o governo reduziu o percentual mínimo de etanol misturado à gasolina. A quantidade mínima, que variava de 20% a 25%, passou a ser de 18% a 25%.