Latino-americanos gastam 1h de trabalho por dia em sites de interesse pessoal

Os mexicanos são os que mais navegam na rede para fins pessoais, seguidos dos brasileiros e colombianos

Publicidade

SÃO PAULO – Os funcionários de empresas de TI no Brasil, Chile, Colômbia e México estão gastando bastante tempo na internet para fins pessoais.

De acordo com dados da pesquisa Web@Work América Latina, divulgada nesta terça-feira (19) pela Websense, estes trabalhadores passam, em média, 4,9 horas por semana, ou quase uma hora por dia útil, navegando em sites não relacionados ao trabalho.

Mexicanos são os que mais acessam sites pessoais

De acordo com o estudo, os mexicanos são os que ficam mais tempo na rede em busca de informações fora do trabalho. São 7,5 horas em média por semana, contra 4,7 horas dos brasileiros, 3,9 horas dos colombianos e 3,7 horas dos chilenos.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

De maneira geral, os cinco principais assuntos procurados pelos internautas são notícias (64%), finanças – incluindo Internet Banking – e investimentos (51%), e-mail pessoal (42%), comércio eletrônico e compras (36%) e sites esportivos (26%).

Entre os brasileiros, os sites mais populares são os financeiros (52%), seguidos por e-mail pessoal (32%).

Troco o café pela Internet

Numa comparação curiosa, o levantamento constatou que 63% dos funcionários latino- americanos, ou seja, dois em cada três, prefeririam abrir mão do intervalo para o café durante o horário de trabalho do que ao acesso à Internet para fins pessoais.

Continua depois da publicidade

No ranking regional, na mesma comparação, os mexicanos aparecem em primeiro lugar (67%), seguidos pelos brasileiros (64%), colombianos (60%) e chilenos (58%).

Mensagens instantâneas

Bastante usadas pelas empresas para comunicação com outras companhias e como alternativa às reuniões, as mensagens instantâneas também aparecem na lista dos recursos utilizados pelos funcionários para resolverem problemas pessoais.

Entre os entrevistados, 68% confirmaram que usam a ferramenta no horário de trabalho. Destes, 36% usam para complemento das tarefas, 19% para fins pessoais e 14% para ambos.

Segundo o levantamento, 43% das companhias aprovam o uso dos comunicadores.