Justiça abre investigação sobre brinquedo que é febre entre crianças e adolescentes

 Segundo vendedores, o brinquedo aliviaria tensões e ajudaria no combate ao estresse

Weruska Goeking

Publicidade

 SÃO PAULO – O Ministério da Justiça abriu investigação preliminar para apurar supostas irregularidades na comercialização do brinquedo que se tornou febre entre crianças e adolescentes do mundo todo, o “hand spinner”.

 Segundo vendedores, o brinquedo aliviaria tensões e ajudaria no combate ao estresse. Contudo, relatos no exterior narram acidentes envolvendo o produto. Pelas normas brasileiras, todos os brinquedos precisam obrigatoriamente passar por avaliação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e receber o selo do órgão.

 Para abrir a investigação, a Justiça também se baseou em alerta emitido pelo Inmetro sobre o spinner. Segundo o instituto, “o produto precisa cumprir com os requisitos técnicos definidos nas portarias vigentes sobre o tema e deve ser submetido aos ensaios previstos pelo processo de certificação, e, consequentemente, ostentar o selo de identificação da conformidade (marca do Inmetro). Caso contrário, estará irregular no mercado e as empresas que o comercializarem estarão sujeitas às sanções previstas em lei”.