Japoneses gastam mais tempo com TV e internet do que lendo jornal

Na comparação entre os três veículos, a TV tem a maior média de horas de uso disparada, seguida do uso da internet

Publicidade

SÃO PAULO – Os japoneses passam quase o triplo do tempo usado para ler jornais ou navegar na internet assistindo televisão, segundo uma pesquisa do Instituto Nacional de Informação e Tecnologia de Comunicações.

Realizado anualmente, o estudo comparou a média de horas gastas pelas pessoas com meios de comunicação, como impressos, internet e televisão.

Entre internet e jornal, a rede ganha

Assim, constatou-se que, em média, o japonês passa 3 horas e 31 minutos em frente à telinha. Já na comparação entre jornais e internet, observou-se a preferência pela rede: são 37 minutos diários gastos diante do computador e 31 lendo os periódicos.

A diferença se mostra bem maior entre os mais jovens. Dentre os entrevistados de idade entre 13 a 19 anos, a média é de 108 minutos por dia usando a internet, contra apenas 23 dedicados a leitura de jornais.

Apenas os idosos apresentam o quadro contrário: os japoneses no patamar dos 60 anos costumam passar 58 minutos lendo os impressos diariamente, enquanto gastam 50 minutos por dia na internet.