Jaguar faz parceria com Google para combater a Uber

Startup de carros autônomos da Alphabet usará 20.000 carros da Jaguar para seu transporte sem condutores

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – A Waymo, startup de carros autônomos do grupo Alphabet, controlador da Google, anunciou nesta terça-feira (27) uma parceria com a Jaguar que deve dar forças à empresa na crescente batalha contra a Uber. A intenção da empresa, de acordo com seus representantes, é “criar o motorista mais experiente do mundo” usando tecnologia. 

Em evento em Nova York, o CEO da Waymo John Krafcik disse que 20 mil carros Jaguar I-PACE, o modelo elétrico da marca, serão utilizados em sua frota de táxis autônomos em breve. Esse serviço deverá estar em funcionamento até o final de 2018, de acordo com o executivo. 

O anúncio ocorre em detrimento da recente morte de uma pedestre em acidente envolvendo um dos carros sem motorista da Uber na semana passada no Arizona. Este incidente fez com que a Uber suspendesse todos os testes com este tipo de transporte nos EUA e no Canadá indefinidamente. 

Continua depois da publicidade

Sobre o episódio fatal, Krafcik deixou subentendido que, na sua opinião, a tecnologia da Waymo dificilmente teria permitido que isso ocorresse. “Temos muita confiança de que nossa tecnologia seria robusta e conseguiria lidar com situações como aquela”, falou. 

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney