Publicidade
SÃO PAULO – O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) verificou que engates para carros são comercializados na capital paulista por empresas que não têm o registro do Inmetro (Instituto de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).
Em vistoria realizada na última quinta-feira (5), o órgão verificou que 29% (49) dos 171 dispositivos de acoplamento mecânico para automóveis analisados foram interditados por irregularidades.
Desde outubro, os engates devem conter informações obrigatórias, como sobre o fabricante e as características do veículo no qual deverá ser instalado, além da certificação obrigatória do Inmetro.
Irregularidades
“Consideramos alto o índice de irregularidades nesta fiscalização, que foi a primeira operação especial realizada pelo Ipem depois que se tornou compulsória a certificação dos engates, em outubro”, afirmou o superintendente do órgão, Fabiano Marques de Paula.
Segundo ele, o Ipem-SP vai intensificar o trabalho de fiscalização para sanar erros que possam prejudicar os consumidores.
Ao todo, os fiscais visitaram 40 empresas, 39 lojas e uma fábrica. Das empresas vistoriadas, 12 foram autuadas por conta das irregularidades.