Investigação secreta encontra bactérias fecais no gelo do McDonald’s, Burger King e KFC do Reino Unido

As bactérias coliformes não devem estar presentes em qualquer água usada para consumo humano.

Weruska Goeking

Publicidade

 SÃO PAULO – Uma investigação secreta feita encontrou coliformes fecais no gelo servido em lojas do McDonald’s, Burger King e KFC no Reino Unido, conforme informações do Business Insider.

 A bactéria, que é encontrada em fezes humanas e de animais, foi descoberta em três amostras de gelo de 10 lojas visitadas do McDonald’s, seis de cada 10 amostras do Burger King e sete de cada 10 amostras da KFC. Os resultados foram exibidos quarta-feira (19) no programa de TV da BBC “Watchdog”.

 De acordo com o departamento governamental que define os padrões de água para o Reino Unido, as bactérias coliformes não devem estar presentes em qualquer água usada para consumo humano.

Continua depois da publicidade

 O McDonald’s disse ao Business Insider que, apesar de as bactérias terem sido encontradas nas amostras, não havia evidência de E. coli, outro indicador de contaminação de fezes.

 “Como muitos varejistas de alimentos do Reino Unido, o nosso gelo é feito através do congelamento de água potável usando máquinas de gelo comerciais. Como a própria investigação destaca, não existem padrões específicos de produção de gelo, apenas aqueles relacionados à água de consumo não congelada. Gostaríamos, portanto, de receber a introdução de um padrão acordado e ficaria feliz em trabalhar com órgãos relevantes da indústria”, disse um porta-voz do McDonald’s ao Business Insider.

 Burger King disse que o “relatório é uma oportunidade para enfatizar nossos procedimentos de treinamento e garantir que todas as operações e padrões de segurança sejam mantidos em todos os restaurantes do Burger King”.

Continua depois da publicidade

 A KFC desligou as máquinas de gelo nos restaurantes afetados e inspecionou e limpou máquinas de gelo em todos os outros locais do Reino Unido, disse um porta-voz da empresa ao Business Insider.