Internet: usuário deve ficar atento a e-mail falso que circula em nome da Anatel

Mensagem comunica cancelamento da conta na Anatel e solicita que o usuário atualize os dados cadastrais

SÃO PAULO – Circula pela internet um e-mail falso, em nome da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), com o assunto “CONFIRMAR SUA CONTA!”.

A mensagem informa sobre uma atualização em banco de dados e comunica o cancelamento da conta na agência, além de solicitar que o usuário atualize os dados cadastrais.

A Anatel informou, por meio de nota, que não está fazendo nenhum recadastramento e que não envia mensagens eletrônicas não solicitadas.

Bancos
Outro problema quando se trata de fraudes na internet são as páginas falsas de bancos. O número de notificações dessas páginas cresceu 94% em 2010, na comparação com 2009.

Por outro lado, números do CERT.br, órgão ligado ao Comitê Gestor da Internet, indicam, porém, que houve queda de 18% nos relatos sobre cavalos de troia – programas utilizados para furtar informações e credenciais de acesso a serviços on-line, em relação ao ano anterior.

O órgão ainda constatou aumento das notificações sobre ataques a servidores web em 2010, de 56%, frente ao ano anterior. Ao todo, foram 8.712 notificações.