Internet 5G vem aí, mas cuidado: isso pode ser uma bomba para seu bolso

A Nokia afirma que o 5G permitirá que as pessoas transmitam vídeo 8K em 3D – uma imagem extremamente detalhada, 16 vezes mais clara que um vídeo em full HD

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Antes mesmo do final da década, a tecnologia de conexão 5G deve chegar aos aparelhos celulares, que promete uma velocidade 40 vezes maior do que a 4G. Embora não saibamos quanto tempo ela demorará para chegar no Brasil, é certo que ela pode jogar o preço das contas para cima. 

Com essa nova tecnologia, segundo o CNN Money, entretanto, a tendência é de que os benefícios do 5G consumam mais dados de internet do que a tecnologia anterior. Por exemplo, o Netflix afirma que assistir a uma hora de um vídeo em 1080p HD consome cerca de 3GB de internet, enquanto os vídeos em 3D utilizam 4,7 GB cada e um em 4K gasta 7 GB de internet – mais de três vezes um pacote considerado comum no Brasil, de 2GB.

Especialistas mostram que o preço de dados ser 1/1.000 do atual para que os preços das contas não disparem. O problema é que dificilmente haverá uma queda tão drástica no preço dos dados, limitando o que os brasileiros poderão fazer com o 5G se não quiserem pagar uma fortuna de conta de telefone. 

Continua depois da publicidade

Com tamanha velocidade, será possível fazer diversas novas coisas através do celular. A Nokia, por exemplo, afirma que o 5G permitirá que as pessoas transmitam vídeo 8K em 3D – uma imagem extremamente detalhada, 16 vezes mais clara que um vídeo em full HD. O download de um filme 3D levará apenas 6 segundos para ser finalizado, enquanto no 4G isso levaria 6 minutos.

No Brasil, não há previsão de chegada da internet 5G, já que nem mesmo a 4G foi plenamente implementada. A velocidade da internet brasileira, inclusive, é abaixo da média mundial: alcança 3 Mbps (megabytes por segundo), enquanto a média dos demais países é de 4,4 Mbps.