Intenção do consumidor em utilizar crédito sofre queda em cinco de dez categorias

Segundo Provar, categoria na qual os consumidores mais utilizarão o crédito na hora da compra é a de Automóveis e Motos

Fabiana Pimentel

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SÃO PAULO – A intenção de utilizar o crédito no pagamento das compras do quarto trimestre de 2011 apresentou queda, frente ao terceiro trimestre, em cinco das dez categorias analisadas pelo Provar (Programa de Administração do Varejo) da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados.

De acordo com a Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra no Varejo, divulgada nesta quarta-feira (5), a principal queda aconteceu na categoria Cine e Foto, na qual a intenção de utilização de crédito passou de 73,6% entre julho e setembro, para 56,1% entre outubro e dezembro.

Já em relação ao mesmo período de 2010, houve alta em quatro categorias. Um dos destaques de alta foi Cama, Mesa e Banho, passando de 42,9% para 83,3%. Já o destaque de queda foi para produtos de informática, cuja intenção de uso do crédito caiu de 80,6% para 69,5%, na mesma base comparativa.

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Por categoria
Segundo a pesquisa, a categoria na qual os consumidores mais utilizarão o crédito na hora da compra é a de Automóveis e Motos, na qual 86,8% disseram ter essa intenção. No terceiro trimestre do ano, o percentual era de 80%.

Na sequência, aparecem Cama, Mesa e Banho (83,3%), Eletroportáteis (80,0%) e Eletroeletrônicos (78,6%).

A tabela abaixo compara a intenção de utilizar crédito nas dez categorias analisadas pelo Provar/FIA no 4º trimestre deste ano, com o trimestre imediatamente anterior e o mesmo período do ano passado:

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Intenção de utilização de crédito
Categoria 3º tri 2011    4º tri 2011    4º tri 2010  
Linha branca 78% 75,0% 78,7%
Móveis 73,1% 74,1% 83,3%
Eletroeletrônicos 70,3% 78,6% 72,7%
Material de construção 59,1% 57,9% 69,7%
Informática 67,2% 69,5% 80,6%
Cine e foto 73,6% 56,1% 54,9%
Telefonia e celulares 67,4% 66,1% 65,4%
Cama, mesa e banho 55,6% 83,3% 42,9%
Eletroportáteis 50,0% 80,0% 60,7%
Automóveis e motos 80,0% 86,8% 90,0%