Intenção do consumidor em utilizar crédito aumenta em oito de dez categorias

Segundo Provar, categoria na qual os consumidores mais utilizarão o crédito na hora da compra é a de Automóveis

Viviam Klanfer Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – A intenção de utilizar o crédito no pagamento das compras do segundo trimestre de 2012 apresentou alta, frente ao mesmo período de 2011, em oito de dez categorias analisadas pelo Provar (Programa de Administração do Varejo) da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados.

De acordo com a Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra no Varejo, divulgada nesta quarta-feira (11), as duas únicas quedas aconteceram na categoria material de construção, de 83,3% para 60%, e em automóveis, que passou de 87,1% para 78,6%, entre o segundo trimestre de 2011 e o mesmo período de 2012.

Entre os destaques de alta estão a categoria de eletroeletrônicos, de 71,7% para 77,8%, e eletroportáteis, de 55,2% para 66,7%.

Continua depois da publicidade

Por categoria
Segundo a pesquisa, a categoria na qual os consumidores mais utilizarão o crédito na hora da compra é a de Automóveis, na qual 78,6% disseram ter essa intenção. No segundo trimestre do ano passado, o percentual era de 87,1%.

Em relação às categorias Viagens e Turismo e Vestuário e Calçados, incluídas no primeiro trimestre deste ano, 77,4% vão utilizar o crédito para a primeira categoria e 60,4% para a segunda.

A tabela abaixo compara a intenção de utilizar crédito nas 12 categorias analisadas pelo Provar/FIA no 2º trimestre deste ano, com o mesmo período do ano passado: 

Continua depois da publicidade

Intenção de utilização de crédito
Categoria 2º tri 2012    2º tri 2011  
Automóveis 78,6% 87,1%
Eletroeletrônicos 77,8% 71,7%
Viagem e turismo 77,4%
Linha branca 76,5% 71,1%
Móveis 72,7% 66,7%
Cama, mesa e banho 72,7% 66,7%
Informática 71,4% 70,2%
Cine e foto 70,0% 62,7%
Telefonia e celulares 68,3% 64,1%
Eletroportáteis 66,7% 55,2%
Vestuário e Calçados 60,4%
Material de construção 60,0% 83,3%