Intenção do consumidor de comprar à vista cresce e a prazo cai em dezembro

Consultas ao SCPC Cheque cresceram 5,1% em dezembro, frente ao mesmo mês de 2007, e às ao SCPC caíram 1,3%

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A intenção dos consumidores em comprar à vista, medida pelas consultas feitas ao SCPC Cheque, aumentou 5,1% em dezembro, em relação ao mesmo período de 2007, revela levantamento divulgado nesta segunda-feira (5) pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo).

Considerando as consultas feitas ao SCPC, que mostram a intenção dos consumidores em comprar a prazo, percebe-se um recuo de 1,3% no mesmo período.

Efeito da crise

De acordo com o economista da ACSP, Emílio Alfieri, os dados da entidade revelaram o impacto que o Brasil teve com a crise internacional de crédito.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mesmo assim, os resultados das vendas continuam sendo positivos. “Esses números já eram esperados a partir do momento em que a crise no crediário afetou o país em outubro”, afirmou.

Quando analisados os meses de novembro e dezembro deste ano, as compras à vista mantiveram maior destaque. Na comparação mensal, o levantamento mostra que o SCPC teve alta de 20,5%, enquanto o SCPC Cheque registrou incremento de 34,5%.

Inadimplência

Ainda segundo o levantamento, houve um aumento de 11,9% no número de registros recebidos no cadastro de inadimplentes do SCPC em dezembro, na comparação com o mesmo mês de 2007.

Continua depois da publicidade

Na comparação mensal, houve queda de 11,6%. Já a quantidade de cancelamentos de débitos caiu 13,7% no último mês do ano, em relação a 2007, e 0,4% na análise mensal.