Intenção de compras à vista sobe mais do que a prazo no semestre

Somente em junho, as compras à vista cresceram 6,7%, no confronto com sexto mês do ano passado

Karla Santana Mamona

Publicidade

SÃO PAULO – O consumidor esteve mais disposto a comprar à vista no primeiro semestre deste ano. O SCPC Cheque, indicador desta modalidade, subiu 7% ante o mesmo período do ano passado, de acordo com pesquisa feita pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e divulgada nesta sexta-feira (1). O SCPC, indicador de compras a prazo, também apresentou alta no período, só que menos intensa, de 6,4%.

Somente em junho, as compras à vista cresceram 6,7%, no confronto com sexto mês do ano passado. Também houve alta nas compras a prazo, de 5,2%, na mesma base comparativa. De acordo com a ACSP, as baixas temperaturas impulsionaram as vendas de roupa de inverno e acessórios.

Na comparação com maio, por sua vez, as consultas ao SCPC Cheque evoluíram 1,9%, enquanto as do SCPC caíram 1,9%.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Inadimplência
Em relação à inadimplência, houve alta de 9% no volume de registros recebidos no cadastro de restrição ao crédito nos primeiros seis meses deste ano, em comparação com o primeiro semestre do ano passado.

Já os registros cancelados (carnês quitados ou renegociados) cresceram menos: 4,1% (na mesma comparação entre períodos), sinalizando que a inadimplência no semestre está em alta, mas sob controle, pois o desemprego continua baixo.

Em junho, os registros recebidos cresceram 14,2%, comparados com igual período em 2010, enquanto os registros cancelados cresceram 11%, frente ao mesmo mês do ano passado. Os resultados refletem dois fatores: o descontrole do crédito por parte do consumidor no final de 2010 e início de 2011 e as medidas de restrição ao crédito adotadas pelo Banco Central no combate à inflação.