Mobileye

Intel vai fornecer direção autônoma para milhões de carros de montadora europeia

A Mobileye foi comprada pela Intel no ano passado por US$ 15,3 bilhões

arrow_forwardMais sobre
Fila de carros com um sol brilhando ao fundo
(Shutterstock)

SÃO PAULO – A Mobileye, empresa que pertence a Intel, fechou um contrato para fornecer tecnologia de direção autônoma para 8 milhões de carros de uma montadora europeia – cujo nome não foi revelado. Os valores do acordo não foram divulgados, segundo informações da Reuters

O acordo, um dos maiores já feitos pela Mobileye, é um sinal de como as montadoras estão se esforçando para introduzir recursos que automatizam partes da direção – como o piloto autônomo nas estradas ou freios de emergência – para gerar receita enquanto a tecnologia que vai permitir uma direção completamente automatizada ainda está longe de ser implantada no mercado de massa.

A Mobileye está competindo com algumas empresas de chip rivais, incluindo a Nvidia, para fornecer os “cérebros” e “olhos” dos carros automatizados. 

PUBLICIDADE

O futuro sistema estará disponível em vários modelos de carros da montadora que terão automação parcial – quando o carro se conduz automaticamente, mas é necessário que o motorista fique alerta – bem como modelos que integrem um sistema mais avançado de automação.

A Mobileye, comprada pela Intel no ano passado por US$ 15,3 bilhões, diz que há cerca de 27 milhões de carros na estrada de 25 fabricantes de automóveis que usam algum tipo de sistema de assistência automatizada ao motorista. 

“Até o final de 2019, esperamos que mais de 100 mil carros de nível 3 estejam com chips da Mobileye instalados”, disse Amnon Shashua, executivo-chefe da Mobileye.

No nível 3, o carro é autônomo, mas o motorista tem cerca de 10 segundos para assumir o controle se o sistema não puder continuar. 

A Mobileye está trabalhando com várias montadoras, como a General Motors, Nissan, Audi, BMW, Honda, Fiat Chrysler e Nio da China, para fornecer suas tecnologias de nível 3 até o próximo ano.

Em sua sede em Jerusalém, a Mobileye também está testando uma tecnologia Nível 4 mais avançada nos híbridos Ford Fusion, com 12 câmeras pequenas instaladas. Em um teste testemunhado pela equipe da Reuters, esses carros são capazes de dirigir nas rodovias de Jerusalém ao meio-dia sem interferência do motorista.

Quer juntar dinheiro para comprar um carro automatizado em breve? Abra uma conta na XP.