Intel anuncia atualização que corrige falha gigantesca em processadores

Empresa afirma que pesquisas apresentaram progresso significativo e computadores devem estar protegidos ao final da semana que vem

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Até o final da semana que vem, boa parte dos usuários de dispositivos com processadores Intel deverão estar protegidos das vulnerabilidades Meltdown e Spectre, recém-divulgadas mundialmente e que atingem praticamente todos os computadores fabricados nos últimos 20 anos. A empresa prometeu nesta quinta-feira (4) que lançará para os próximos 7 dias uma atualização de segurança nesse sentido.

O comunicado da companhia fala em progresso significativo nas pesquisas para a resolução das vulnerabilidades, que chocaram o mundo nas últimas semanas. Processadores Intel, AMD e ARM contêm os erros, e são afetados aparelhos com Windows, Linux e os sistemas operacionais da Apple, além de alguns dispositivos móveis Android.

De acordo com a Intel, a atualização “imunizaria” os sistemas de “90% dos produtos apresentados nos últimos 5 anos”. Isso seria uma soma às diversas atualizações que vêm sendo oferecidas pelas fabricantes de dispositivos eletrônicos: Apple e Microsoft já disseram que têm atualizações de segurança disponíveis que atacam as vulnerabilidades.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mas alguns especialistas acreditam que uma atualização comum não seria o suficiente para realmente solucionar o Spectre, que quebra o isolamento entre aplicativos. Segundo eles, apenas uma mudança na arquitetura dos chips seria capaz de resolver esse problema – e isso não pode ser feito virtualmente. Saiba mais sobre a vulnerabilidade clicando aqui.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney