Instagram entra para o comércio eletrônico com novo recurso

O app testará um recurso de compras chamado Checkout com algumas empresas de varejo, como a Nike 

Bloomberg

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(Bloomberg) — Após anos admirando belas imagens de gastronomia, moda e design no Instagram, os usuários agora poderão comprar os produtos que virem e gostarem diretamente no aplicativo — o que oferecerá gratificação instantânea para os obcecados por tendências e uma nova fonte de renda para a empresa controladora, o Facebook.

A partir desta terça-feira (19), o aplicativo de compartilhamento de fotos testará um recurso de compras chamado Checkout com algumas empresas de varejo, como a Nike e a plataforma de designer de moda Revolve.

“Com o tempo, como estamos criando valor para as pessoas, isso pode se transformar em parte significativa do nosso negócio”, disse Vishal Shah, chefe de produto do Instagram.

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No Checkout, as pessoas poderão comprar diretamente dentro do Instagram em vez de serem direcionadas para o website de uma empresa de varejo. É pouco provável que o Instagram divulgue mais detalhes financeiros neste ano, mas Shah afirmou que esta é a próxima grande oportunidade do modelo de negócio depois dos anúncios.

O Facebook tentou diversas vezes criar negócios de comércio eletrônico, com resultados variados. No Instagram, a transição ocorre mais naturalmente porque as pessoas tendem a seguir marcas e influenciadores em busca de inspirações para estilo de vida sobre moda, design, gastronomia e viagens.

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Algumas pessoas com números elevados de seguidores no Instagram conseguiram lançar produtos, desde mercadorias para animais de estimação famosos até linhas de maquiagem para beauty artists conhecidos.

Com a desaceleração do crescimento das publicidades no feed de notícias do Facebook, a empresa está à procura de novas linhas de negócios e passará a ser mais dependente de suas outras propriedades, como o Instagram, o Messenger e o WhatsApp.

O Instagram acredita que as compras serão um negócio significativo porque o aplicativo já conta com um recurso para que as pessoas vejam quais produtos estão em uma foto e para salvar e compartilhar itens. Ele é usado por 130 milhões de pessoas por mês, segundo a empresa.

Os compradores poderão pagar com Visa, Mastercard, Discover e PayPal, informou o Instagram. Quando o recurso for expandido, as empresas poderão fechar a compra diretamente ou trabalhar com parceiros como o Shopify.

Repórter da matéria original: Sarah Frier em San Francisco, sfrier1@bloomberg.net

Para entrar em contato com os editores responsáveis: Jillian Ward, jward56@bloomberg.net, Molly Schuetz, Andrew Pollack

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